História de superação
Fim de uma etapa: aluno surdo conclui formação em Direito
Matheus Gatto havia apresentado seu trabalho de conclusão em 2018/2
O dia 20 de março ficará marcado como o início de uma próspera carreira jurídica para Matheus Gatto, graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil. Nesta quarta-feira, o aluno, que é surdo, participou da cerimônia de formatura em gabinete, no auditório A do prédio 14. Após cinco anos de muito empenho e aprendizados, o jovem conclui uma etapa importante em sua jornada.
Acompanhado pela mãe, Inajara Patrícia Gatto, o acadêmico recebeu os cumprimentos de toda equipe de intérpretes de Libras que o acompanhou durante sua formação na Universidade. Junto com ele, também estava o amigo e colega de curso, o formando Alfeu Kronbeuer. Ele, que participou de algumas produções científicas com Matheus, disse estar orgulhoso do rapaz e da parceria que construíram durante o período que estudaram juntos. "Nós publicamos dois trabalhos juntos, fizemos dois banners, duas apresentações, e posso dizer que ele se saiu muito bem como pesquisador", elogiou. Alfeu ainda revelou que fez uma proposta de sociedade para Matheus. "É um escritório que trabalha com regularização mobiliária. Vamos participar com uma colega de Direito, e achamos que ele tem um potencial muito grande, pois conhece muito sobre lei cartorial", completou.
A mãe, que não poderia estar mais orgulhosa da superação do filho, destacou o papel fundamental da Instituição como formadora do profissional que Matheus se tornou, após anos de esforço contínuo para dar total acessibilidade ao jovem. "Ele é um dos primeiros deficientes auditivos a se formar na área de Direito. A Ulbra abriu um caminho importante para ele, demonstrando sua responsabilidade social. A Universidade é referência em inclusão, em trabalhar com as diferenças, com a diversidade", disse Inajara, que exaltou o trabalho de todos que auxiliaram e acolheram seu filho no campus.
Com o suporte de seu intérprete, o acadêmico não escondeu a felicidade pela formatura. Segundo ele, "é uma alegria enorme ser um dos primeiros surdos graduados em Direito no país e ter a possibilidade de ajudar a comunidade surda com meus projetos". Ele ainda adiantou seus planos profissionais, agora que está formado e terá que entrar de vez no mercado de trabalho. "Agora, eu sigo os estudos para concurso de magistratura em uma instituição de ensino privado de Porto Alegre. Por enquanto, esse é o meu objetivo, seguir aprimorando os meus conhecimentos para exercer uma função de relevância e que contribua com a sociedade", adiantou.
Curso assume papel de protagonismo na formação de pessoas com deficiência
O planejamento das atividades desenvolvidas por um acadêmico com algum tipo de deficiência é sempre um desafio para qualquer coordenação de curso. A coordenadora e professora Alessandra Mizuta, responsável pelo curso de Direito, falou sobre as adaptações e transformações que precisaram realizar para que Matheus tivesse uma boa aprendizagem. "Como o Matheus foi alfabetizado em Libras, nós não tínhamos apenas o som como um dificultador, nós tínhamos também o português escrito, então todos os professores tiveram que se adequar", revelou a coordenadora. Mizuta acrescentou as diversas reuniões que o curso fez e a parceria firmada com o Programa Permanente de Acessibilidade da Ulbra (PPA). "O PPA foi imprescindível para que tudo desse certo.
Para ela, o curso leva uma grande aprendizagem também, após a passagem do rapaz. "O curso de Direito se preocupa muito com a acessibilidade, principalmente porque faz parte da natureza jurídica se preocupar com as questões legais", disse a docente. Segundo a coordenadora, "apesar de ser uma exigência legal e de haver um discurso técnico por trás disso, ainda era preciso vivenciar na prática". Durante a fala, ela lembrou que o curso já havia trabalhado com alunos com algum tipo de deficiência anteriormente, mas todos em relação à visão e, no caso de Matheus, a limitação era em torno da audição e da fala, funções muito utilizadas na profissão.
Veja outras medidas tomadas pelo curso
- Indicação de textos complementares para associação dos conteúdos
- Diálogos por meio de intérpretes
- Professores de estágio realizaram reuniões específicas com o PPA
- Aulas para professores de estágio compreenderem a construção gramatical de Libras
- Curso de extensão destinado aos professores para aprendizagem de Libras
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
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