Novas possibilidades
Fisioterapia realiza palestra sobre tratamento para vertigens e tonturas
Aula inaugural do curso abordou a fisioterapia vestibular
Nesta quinta-feira, 21, os alunos do curso de Fisioterapia puderam se aprofundar nos conhecimentos sobre doenças do sistema vestibular, aquele que é responsável pelo equilíbrio do indivíduo. Essa área de atuação, ainda recente na profissão, age para minimizar as chamadas vertigens, que são aquelas sensações de tonturas presentes em doenças como a labirintite.
Para tratar do assunto, a coordenação do curso convidou para o evento a professora Lilian Saldanha Paiva, fisioterapeuta e mestre em Ciências Médicas pela UFRGS. Especialista na área, Lilian é pós-graduada em Reabilitação Vestibular e Distúrbios do Equilíbrio e, por essa experiência, ela aceitou o convite feito pela coordenadora Cristina Fedrizzi Caberlon e sua equipe. "Nós pensamos sempre em algum tema que seja pertinente para a formação e, preferencialmente, que seja um tema que tenhamos um pouco mais de dificuldade de abordar durante a formação, devido à sua especificidade", disse a gestora do curso de Fisioterapia ao justificar a escolha do tema e da palestrante.
Há 13 anos trabalhando exclusivamente com fisioterapia vestibular, Lilian falou sobre como se dão os tratamentos dentro dessa área, se aprofundando nas "manobras de reposição", inclusive com demonstrações práticas. Ao final, a profissional também explicou como é feito o uso da realidade virtual, uma prática que ela utiliza no tratamento dos seus pacientes. "As pessoas desconhecem que existem exercícios terapêuticos, dentro da fisioterapia, para tratar essa condição", apontou Paiva.
Com a presença de alunos no início e no meio da graduação, a palestrante destacou que a área é uma ótima opção para quem pretende tentar novas possibilidades como fisioterapeuta. "É uma área de fisioterapia que tem grande demanda, pois as vertigens são bem prevalentes na população e ainda temos poucas pessoas no mercado de trabalho atuando nessa área, então é um nicho de mercado bem promissor para os fisioterapeutas", indicou a docente.
Aluna do curso aprova a novidade e planeja sua atuação
Por ser uma prática relativamente nova entre os profissionais do país, os acadêmicos de Fisioterapia consideraram uma novidade o assunto abordado na palestra da professora Lilian Saldanha Paiva. A estudante Jhulia Freitas Batista se interessou pela temática, principalmente por questões familiares. "A minha mãe tem labirintite, então é interessante conhecer mais sobre o assunto, isso ajuda muito a entender o tratamento e também é uma forma de ajudar ela, depois de formada", disse a jovem, ao final da palestra.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras