Debate na ULBRA Canoas
Postulantes à Prefeitura de Canoas debatem na ULBRA
Problemas e soluções na opinião dos candidatos a prefeito
A ULBRA realizou debate com os candidatos à Prefeitura de Canoas, na noite de quinta-feira, 13.09, no campus Canoas. Com 228.802 votantes, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município apresenta número suficiente de eleitores para a realização de um possível segundo turno.
Participaram do encontro os candidatos Coffy Rodrigues (PSDB), Gisele Uequed (PTN), João Ilha (PHS), Paulo Sérgio Silva (PSOL) e Varner Ripoll (PSTU). A mediação ficou a cargo do jornalista Mateus Giglio, que graduou-se na Universidade. O atual prefeito e postulante à reeleição, Jairo Jorge, do PT, não participou, e sua assessoria inormou que ele já havia agendado outro compromisso para a data do debate. Esteve presente, também, representado a Reitoria, o diretor do campus Canoas, Erivaldo de Brito e o diretor de Extensão da Universidade, Gustavo Becker.
Os temas do debate foram mobilidade urbana, saúde e segurança, além economia e mercado, assunto que possibilitou que as perguntas aos candidatos, fossem elaboradas por alunos do curso de Ciência Política da ULBRA e por integrantes do Fórum de Entidades de Canoas. Enquanto Coffy Rodrigues enfatizou que sua plataforma de governo terá como maior destaque questões relativas à saúde, apresentando propostas e alternativas, Gisele Uequed deu ênfase a economia criativa, mencionado a intenção de promover a inclusão digital em vários pontos do município.
O candidato João Ilha mostrou sua preocupação com a segurança pública, intencionando criar um projeto em que a guarda municipal tenha presença contínua em todos os bairros da cidade. Já os candidatos Paulo Sérgio e Varner Ripoll “Maradona” preferiram enfatizar as questões ligadas ao transporte urbano. O primeiro salientou a urgência em melhorar as condições das vias da cidade. O segundo enfatizou o desejo de tornar o transporte público bem mais acessível para o trabalhador.
O coordenador do curso de Jornalismo, Deivison Campos, achou importante a iniciativa de levar ao ambiente acadêmico a discussão sobre o espaço público. “Os estudantes tiveram a oportunidade de ver como funciona um debate dentro de seu contexto. O evento oportunizou aos alunos de Comunicação Social exercitar a cobertura jornalística”, destacou. Para o coordenador do curso de Ciência Política, Honor de Almeida Neto, seu segmento pedagógico possui um viés voltado ao mercado político. “Acho que os discentes que compareceram tiveram a possibilidade de desenvolver e solidificar uma cultura política”, observou. Já o professor de Ciência Política, Everton Rodrigo Santos, enalteceu o objetivo do encontro em possibilitar uma afirmação da democracia, em âmbito local. Entretanto, em relação ao conteúdo do debate, o docente fez ressalvas. “Apesar da discussão de vários temas importantes para o município, pude constatar a existência de poucas propostas por parte dos candidatos. Destaco, ainda, que os postulantes foram muito tímidos no que se refere a atual administração. Achei que haveria mais contundência nas críticas ao atual prefeito”, enfatizou o docente.
O evento foi promovido pelos cursos de Comunicação Social e de Ciência Política da ULBRA Canoas e pelo Fórum de Entidades de Canoas.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas