Defesa do Consumidor
Docentes do Direito são empossadas como conselheiras do Cedecon
Conselho ligado ao Procon tem papel importante na defesa do consumidor
Nesta segunda-feira, 11, na sede do Procon-RS, em Porto Alegre, as professoras do curso de Direito da Ulbra, Carolina Saraiva e Alessandra Mizuta, foram oficialmente empossadas como conselheiras do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Cedecon), um importante órgão ligado ao Procon que, entre outras atividades, tem a responsabilidade aprovar o plano de aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.
Além da posse dos conselheiros para o biênio 2019-2020, a cerimônia marcou a eleição do novo presidente do Conselho. O cargo, que foi ocupado por Maria Elizabeth Rosa Pereira nos últimos dois anos, agora será exercido pelo advogado Lucas Solomon Fuhr, que anteriormente ocupava uma cadeira como conselheiro do Cedecon. Em sua despedida do cargo, Maria Elizabeth destacou a importância do trabalho realizado pelo órgão. "Além de cuidar do encaminhamento dos recursos do Fundo do Consumidor e sua aplicação, ele propõe políticas em relação ao Direito do Consumidor, ou seja, ele é a alma da defesa dos interesses do consumidor", disse a profissional.
Recém-empossada como conselheira titular, a professora Carolina Saraiva deu ênfase à participação mais ativa e direta da Ulbra no Cedecon. "Para a Ulbra, é uma grande honra. Nós já vínhamos trabalhando como agentes de defesa do consumidor através dos balcões de consumidor, ao longo dos anos de 2017 e 2018, e agora esse trabalho foi coroado com essa nossa indicação, onde vamos poder trabalhar dentro da gestão, junto ao estado", comemorou.
Coordenadora do Direito fala sobre ganho acadêmico
Também empossada, a coordenadora e professora do curso de Direito da Ulbra, Alessandra Mizuta, ressaltou os benefícios que a participação pode trazer aos alunos da Instituição. Segundo ela, a coordenação do curso tem procurado resgatar parcerias e participações em diferentes conselhos. "Nós temos, atualmente, representações não só no conselho do Procon, mas em dois conselhos distintos da OAB e dentro do Inep", destacou.
Outra preocupação é em relação às oportunidades fora da sala de aula. Para Mizuta, é importante que o curso auxilie o aluno não só dentro do campus, mas em atividades externas. "Essas parcerias estabelecidas, como a que temos com o Procon, possibilitam que os acadêmicos possam ter atuação prática e possam vivenciar tudo aquilo que eles aprendem em sala de aula, como foi no caso do Balcão do Consumidor, onde nós estreitamos a nossa relação com o Procon-RS", completou a docente.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
12
NOVUlbra Xperience 2024 Enchente de maio é tema de pesquisas do Salão de Extensão -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos