Ciência e Pesquisa
PPGBioSaúde e PPGGTA recebem visita de coordenador da Capes
Dirigente é responsável pela área de Ciências Biológicas da fundação
Nesta terça-feira, 26, o campus da Ulbra Canoas recebeu a visita do representante da área de Ciências Biológicas I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o professor doutor Carlos Frederico Martins Menck, que coordena o setor. Ele veio à Instituição para falar sobre as novidades dos processos de avaliação dos cursos de pós-graduação. A palestra foi realizada com a presença de docentes e acadêmicos dos Programas de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) e de Mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA).
O pró-reitor Acadêmico Pedro Hernández, que encabeça a reestruturação pedagógica na Universidade Luterana do Brasil, esteve presente na abertura do evento e agradeceu a visita do professor Carlos Menck. Ele destacou a nova visão pedagógica e institucional da Ulbra, tanto a nível de graduação como nas pós-graduação, que busca tornar a Universidade um espaço de formação por competências, onde a qualificação é constante. "Os nossos programas de pós-graduação estão permanentemente em crescimento. Neste momento, nós temos dois programas nota 5 e dois programas nota 4", enalteceu o profissional.
O coordenador Menck, durante sua apresentação, mostrou dados sobre a última avaliação da Capes, realizada de quatro em quatro anos. As informações apresentadas mostraram o rigoroso processo de qualificação dos cursos. Na área de Ciências Biológicas I (CB1), apenas 13 programas de pós-graduação brasileiros possuem nível internacional (conceitos 6 e 7). Ele elogiou os dois PPGs que a Ulbra possui em sua área. "Aqui, nós temos a pós-graduação acadêmica, com mestrado e doutorado, e o mestrado profissional. Isso, dentro de uma universidade particular, é extremamente importante", destacou o professor, que também mostrou que, na última avaliação (2013-2016), a Ulbra estava entre as únicas três instituições de ensino superior com mestrado profissional na área, juntamente com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade de São Paulo (USP).
Aumentar nota para o próximo ciclo avaliativo é o foco
A professora Ivana Grivicich, coordenadora do PPGBioSaúde, exaltou a vinda do representante da Capes. "É importante essa vinda dele para termos uma visão de como eles pretendem proceder no próximo ciclo avaliativo", disse a responsável pelo curso, que ressaltou a necessidade de saber os novos critérios para repensar a forma de trabalho e aumentar a nota do programa. Na última avaliação da Capes, o PPGBioSaúde da Ulbra recebeu o conceito 4 e, segundo a professora, a intenção é "atingir a nota 5 e estar sempre qualificando a pesquisa no país e na Instituição".
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras