Últimos ajustes
Cursos concluem formação docente para o início das aulas
Foram três dias de atividades e reuniões de planejamento
Nesta sexta-feira, 15, os cursos de graduação da Ulbra realizaram os últimos ajustes para o início do semestre. Foram três dias de Formação Docente Continuada, onde coordenadores e professores se reuniram para debater sobre os processos que serão desenvolvidos nos próximos meses. Além do planejamento pedagógico, os docentes foram apresentados à versão final da nova plataforma de aprendizagem virtual, o Aula.
Com o início das aulas programado para a próxima segunda-feira, 18 de fevereiro, os professores retomaram suas atividades na última quarta-feira, 13, com a abertura da Formação Docente Continuada, onde o reitor Ricardo Willy Rieth introduziu a grande novidade para os cursos presenciais e EAD, o Aula, plataforma que será utilizada por acadêmicos e docentes na realização de atividades a distância. Os colaboradores Patrícia Noll de Mattos e Eduardo Isaia também falaram com os presentes e explicaram as ferramentas Aula, da Ulbra, e Classroom, do Google for Education.
Intuitivo e inteiramente projetado pela equipe do Laboratório de Aprendizagem Virtual da Ulbra, por meio de sua equipe de Tecnologia da Informação, o Aula é o destaque de 2019 para a Instituição. Antes mesmo de ser lançado oficialmente, a plataforma recebeu dois prêmios como Case de Sucesso, etapa estadual e, posteriormente, na etapa da região Sul, concedido pelo Portal IT4CIO. Essas premiações conferidas à Ulbra são relevantes porque a IT4CIO é uma empresa especializada no relacionamento entre altos executivos da área de TI do Brasil e outros países da América Latina.
Uso da tecnologia é ponto fundamental da reestruturação pedagógica
O uso de plataformas virtuais de aprendizagem foi o tema central da Formação Docente Continuada. Segundo o pró-reitor Acadêmico Pedro Hernández, a reestruturação pedagógica exige uma transformação nas mediações entre professores e alunos. "É imprescindível a existência de uma ferramenta de mediação da aprendizagem e que seja uma facilitadora desse processo", enfatizou.
O reitor Ricardo Willy Rieth destacou o trabalho conjunto que possibilitou a criação do Aula. "Tivemos ampla participação de todos os setores, com a equipe de TI tendo um grande protagonismo nesse processo. Desenvolvemos essa ferramenta de acordo com as nossas necessidades pedagógicas. E isso deve ser muito valorizado, pois nós temos algo na medida da aprendizagem que nós queremos", exaltou o mandatário.
Aula e Google for Education na prática
Uma grande preocupação da equipe que desenvolveu a nova plataforma de aprendizagem da Ulbra, desde a sua concepção, foi a sua integração aos produtos da Google. A maioria dos dispositivos utiliza o sistema e os aplicativos da empresa, então se tornou necessário desenvolver pensando nisso. O professor Eduardo Isaia deu demonstrações de como utilizar o Classroom e outros aplicativos do Google for Education. "Já faz um ano que a Ulbra implementou a plataforma da Google e ela serviu também como base para a construção do Aula", destacou o desenvolvedor. Para ele, "a tecnologia tem como maior função a facilitação das tarefas diárias, tanto do aluno como do professor".
Para dar mais detalhes sobre o Aula, Patrícia Noll de Mattos, da equipe do Laboratório de Aprendizagem Virtual (LAV), realizou uma apresentação das principais funções da plataforma. A profissional exibiu vídeos utilizando o Aula e demonstrando as possibilidades dentro do ambiente de aprendizagem virtual. E para corroborar os vários pontos positivos do Aula, Patrícia chamou a coordenadora de Educação Continuada EAD, professora Simone Echeveste, e foi uma das alunas que utilizaram o Aula durante seu período de testes com turmas da pós-graduação. Ela, que realizou toda sua especialização a distância, fez um relato sobre sua experiência na plataforma e como isso pode facilitar a aprendizagem dos acadêmicos, tanto do EAD como do ensino presencial.
Cursos se reúnem com docentes para últimos ajustes
Os dois últimos dias foram de trabalho intenso nas coordenações dos cursos de graduação da Ulbra. Coordenadores e professores estiveram conversando sobre o início do semestre e o planejamento sobre conteúdos, trabalhos de conclusão, orientações e demais atividades relacionadas às práticas pedagógicas e administrativas. A ideia é alinhar todos os processos que serão realizados durante o semestre e evitar surpresas desagradáveis. Com a conclusão da Formação Docente, nesta sexta-feira, os cursos definem os últimos detalhes para o início das aulas, na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras