Especial de Ano Novo
Retrospectiva 2018: relembre os principais fatos deste ano na Ulbra
Ao todo, foram mais de 850 notícias e momentos marcantes
Este ano foi mais um período de grandes realizações no campus da Ulbra Canoas. Em processo de reestruturação, a Universidade deu continuidade às melhorias nos espaços físicos e em seu processo pedagógico. Para lembrar momentos marcantes de 2018, nós resolvemos trazer algumas notícias que abrilhantaram mais um ano de história da Universidade Luterana do Brasil.
Janeiro
Em janeiro, apesar do recesso letivo, o campus recebeu visitas ilustres, histórias cativantes e bons resultados de colaboradores. No dia 5 de janeiro, o músico Charles Regauer visitou a Instituição para tocar com a Orquestra Universitária e ministrar um workshop. No dia 11, a assessora de Relações Internacionais da Ulbra, Andréia Athaydes, lançou um e-book colaborativo em Portugal. No dia 13, a Universidade realizou a formatura de José Carlos Dias, de 77 anos, que graduou-se em Psicologia.
Fevereiro
Em fevereiro, a Instituição iniciou, no dia 19, o seu primeiro módulo de pós-graduação no exterior, realizado juntamente com a Universidade de Coimbra, em Portugal, e a de Oxford, no Reino Unido. No mesmo dia, a Ulbra voltou às aulas com mais de 10 mil universitários para a realização do primeiro semestre letivo. Seguindo com visitas ilustres, o Laboratório de Paleontologia do campus recebeu o professor americano Steraling Nesbitt, da Universidade Estadual de Virgínia, que veio com a intenção de analisar o acervo de fósseis da Instituição. E, para fechar o mês, seis intercambistas vieram cursar um semestre na Universidade.
Março
O mês de março foi de comemorações e conquistas dos cursos da Ulbra e estreitamento das relações com instituições de outros países. No primeiro dia de março, o Capes/MEC aprovou o credenciamento do mestrado de Promoção da Saúde. Nas semanas seguintes, a Ulbra foi premiada com ouro e prata no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) e também participou, por meio dos acadêmicos, de atividades em Oxford, pela segunda parte do módulo do programa de internacionalização da pós-graduação em Direitos Humanos Fundamentais: Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão e Objeção de Consciência. E, para fechar o mês, o curso de Química comemorou os 30 anos de existência da graduação na Universidade. Nas avaliações divulgadas este ano, a nota do curso no Enade foi 4, numa escala até 5. Além disso, a Folha de São Paulo considerou o curso um dos cinco melhores do Rio Grande do Sul.
Abril
Tradicionalmente envolvida com a comunidade do seu entorno, a Ulbra realizou ações gratuitas importantes durante o mês de abril. Iniciou o mês com uma oficina para proporcionar geração de renda à comunidade quilombola, também ofereceu assistência gratuita para pacientes com Parkinson e disponibilizou atendimento odontológico para pessoas com deficiência. Também foi um mês de destaque junto à comunidade acadêmica nacional e internacional. Recebemos a visita da curadora do Museu de História Natural de Londres, Martha Richter, e também visitamos outras instituições, como na apresentação da pesquisa da professora Andrea Regner, que foi à Portugal, no Molecular Diagnostics Europe.
Maio
Neste mês, além de promover eventos de grandes proporções como a 19ª Semana do Bebê, em Canela, onde foram mobilizadas 2.500 pessoas, a Ulbra recebeu a palestra do engenheiro alemão Sven Schulze, que tratou sobre a reciclagem de materiais de construção. Também pode-se destacar o envolvimento constante de docentes e acadêmicos em projetos como o de alunos do curso de Jornalismo, que receberam o Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do RS, ou, então, a publicação de um livro de crônicas do professor Roberto Pelegrini, do curso de Medicina, entre tantas outras atividades desenvolvidas e concluídas nesse período.
Junho
No sexto mês do ano, a Ulbra seguiu conquistando prêmios com seus acadêmicos. O curso de Farmácia venceu um concurso que promovia o uso racional de medicamentos. O curso de Engenharia Civil foi premiado pela Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas, no evento Cidade Bem Tratada 2018. Já a acadêmica Roberta Radaeski, do curso de Design Gráfico, foi premiada pela revista A Granja, por seu trabalho em um anúncio de aplicativo para uma revista do segmento agrícola. E, além das diversas premiações, o campus recebeu a visita do árbitro internacional de tênis, egresso da Ulbra, Nicolas Sanchez, e também uma palestra do fundador das Lojas Lebes, Otelio Drebes. Por fim, um grande exemplo de superação, a apresentação do trabalho de conclusão de Matheus Gatto, acadêmico do curso de Direito, que é surdo e utilizou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para expor o seu trabalho final.
Julho
O mês de julho começou movimentado neste ano, mesmo com alunos em período de férias. Dois alunos do curso de Jornalismo foram premiados pelo projeto Capital do HIV, que foi eleito o melhor site da região Sul do país. O prêmio foi entregue pela Intercom Sul, em congresso realizado em Cascavel, no Paraná. Além do grande resultado dos acadêmicos, o curso de Jornalismo viu sua coordenadora adjunta, Gabriela Almeida, lançar o seu livro sobre cinema de ensaio, pioneiro no país. Após essas conquistas de relevância regional e nacional, a Ulbra pôde se orgulhar do acadêmico de Engenharia Química, Luan Rios Paz, que ficou em primeiro lugar no encontro internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, representando o Laboratório Biomatter da Universidade. E, por fim, o PPGBioSaúde atingiu marca expressiva em sua história, chegando a incríveis 100 defesas de dissertações de mestrado.
Agosto
Esse mês costuma ser cheio, principalmente por reunir muitas datas comemorativas, como o aniversário da Ulbra, que, neste ano, completou 46 anos. Além dela, tivemos os 22 anos da Orquestra de Câmara da Instituição, a qual já realizou mais de 600 apresentações durante esse período. Também foi o mês de posse do novo reitor da Universidade, Ricardo Willy Rieth, que, até então, atuava como vice-reitor. Os eventos também foram constantes, com o campus recebendo a ComicCon RS e a 5ª Semana da Pessoa com Deficiência.
Setembro
Já no mês de setembro, o campus Canoas recebeu o 9° Sarau das Nações, que, nesta edição, homenageou a França. Entre os dias 10 e 14 de setembro, aconteceu a 3ª Semana do Bebê do município de Canoas. A iniciativa é promovida pela Universidade e contou com a temática Vamos cuidar de quem cuida dos nossos bebês. Foram desenvolvidas diversas atividades ao longo desta semana. No dia 12 de setembro, representantes da Ulbra participaram da recepção dos venezuelanos acolhidos pelo município. Desde então, a Universidade vem realizando diversas ações com os venezuelanos que residem nos arredores do campus. E, para fechar o mês com chave de ouro, a 24ª edição dos Jogos Luteranos foi realizada no campus, sendo disputada por cerca de 1,2 mil alunos. Escolas do estado, da Argentina e do Uruguai participaram das competições.
Outubro
O mês de outubro iniciou com uma novidade. A Capela Universitária voltou a celebrar casamentos após nove anos. Além disso, a Expoulbra chegou à sua 10ª edição, movimentando o campus entre os dias 1° e 5 de outubro. Já nos dias 18 e 19, a Universidade sediou o 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ), com a temática Os saberes docentes na contemporaneidade: perspectivas e desafios na/pela profissão em debate no evento. No campo das avaliações pedagógicas, três cursos da Ulbra receberam nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado em 2017. Foram eles: licenciatura em Física, Pedagogia e bacharelado em História. E o último destaque do mês foi a posse do novo diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, que é egresso da Universidade e atuava como coordenador acadêmico adjunto.
Novembro
Novembro foi marcado por muitas ações dos cursos de graduação do campus. Entre elas está a pesquisa desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Comunicação para a premiação Marcas & Líderes, promovida no dia 6 de novembro. O mês também marcou o reconhecimento da Ulbra como instituição socialmente responsável. O selo foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). No dia 25, mais de 1,3 mil acadêmicos da Universidade realizaram a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O mês encerrou com uma ação em alusão ao Dia da Solidariedade. Alunos, professores e colaboradores estiveram presentes no Centro de Porto Alegre oferecendo alguns serviços desenvolvidos nos cursos da Instituição.
Dezembro
O mês de dezembro começou muito movimentado na Universidade. O Vestibular 2019/1, realizado no dia 2 de dezembro, trouxe diversos candidatos do Rio Grande do Sul e de outros estados. Além disso, a Ulbra recebeu a 22ª edição das Olimpíadas das Apaes. Foram cinco dias de competições em onze modalidades. Dezembro também foi marcado por conquistas. Cinco cursos de graduação do campus Canoas receberam classificação de 4 estrelas no Selo de Qualidade de Cursos Estrelados, realizado pela revista Guia dos Estudantes. Para encerrar o ano em clima natalino, a Capelania promoveu o tradicional Culto de Natal, que contou com a participação da Orquestra de Câmara e o teatro da Ulbrati.
E então, o que acharam do ano de 2018? Como pôde ser visto, a Universidade teve grandes realizações e conquistas, tanto pessoais como coletivas. Nos despedimos com um desejo de um próspero Ano Novo e que 2019 seja tão positivo quanto as notícias que tivemos o prazer de publicar aqui. Até mais!
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras