MEC
Cursos da Ulbra Santa Maria são destaques no Conceito do MEC
Arquitetura e Educação Física obtiveram nota 4, em uma escala de 1 a 5

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Educação Física da ULBRA Santa Maria receberam nota 4 no Conceito Preliminar de Curso(CPC), no ano de 2017. Os resultados atestaram a qualidade do ensino ofertado na Universidade, que busca ser uma Comunidade de Aprendizagem Eficaz e Inovadora.
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
O Enade tem como objetivo avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho dos acadêmicos que estão em fase de conclusão dos seus respectivos cursos, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos de graduação do país. Além disso, busca avaliar as habilidades dos alunos no desempenho das profissões escolhidas. A avaliação é realizada a cada três anos.
Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Educação Física, ambos com nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5 pontos. Estas notas colocam os cursos como os melhores da região.
O Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus, professor Diego Willian Nascimento Machado comentou sobre a nota recebida "Esta avaliação do MEC é resultado de uma construção coletiva do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Ulbra Santa Maria, entre professores, alunos e toda comunidade acadêmica. Ficamos muito satisfeitos com resultado", explicou o coordenador.
A Coordenadora do Curso de Educação Física, professora Maria Cristina Chimelo Paim, analisou o desempenho do curso com otimismo, "Mesmo em um cenário de incertezas e constantes restrições no ensino superior. Estes indicadores de 2017 confirmam as previsões fixadas no plano de metas e no PDI da ULBRA de que chegaremos ao nível da excelência até 2021. Há um longo caminho a percorrer e muitos desafios pela frente. Precisamos seguir crescendo e melhorando a qualidade de nosso curso de graduação e também fortalecer nossas ações de extensão e pesquisa, visando uma pós-graduação, tendo como meta melhor cumprir o papel institucional. Todos estes avanços nos indicadores publicados são de responsabilidade do esforço coletivo de professores, funcionários, acadêmicos e da Direção do Campus", finalizou a coordenadora.
O resultado obtido demonstra o compromisso e a responsabilidade da Instituição, constante preocupação com os alunos, além de representar credibilidade e certificação.
Notícias relacionadas
-
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra -
07
MAIIntegração Oficinas levam universo dos cursos EAD da Ulbra a alunos de ensino médio -
06
MAIEM BUSCA DE SOLUÇÃO Ulbra solicita ao CFM apuração sobre ato de interdição do HU