Pós-graduação
PPGEDU recebe primeira defesa de tese de doutorado do programa
Pesquisa abordou a narrativa de neurodiversos nas mídias online
Nesta quarta-feira, 19, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) realizou sua primeira banca de doutorado, desde a criação do programa em 2002. Composta por três professores avaliadores, a mesa assistiu à apresentação da tese da doutoranda Jacqueline Gomes de Aguiar, professora da rede municipal de ensino de Porto Alegre e que já havia concluído seu mestrado na Ulbra em 2015. No mesmo ano, iniciou o seu doutorado, vindo a concluir neste semestre.
Atuando também na Educação a Distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Jacqueline decidiu abordar o tema "Narrativas em Espaços Midiáticos Online e a Produção de Sujeitos Neurodiversos: Rechaços e Celebrações", motivada por seu contato direto com o filho neurodiverso, portador de autismo de alto funcionamento, de 12 anos, e também por desenvolver um trabalho com pessoas que possuem necessidades educativas especiais.
Como primeira doutoranda a defender uma tese no programa, ela se disse honrada pela oportunidade de estar na história do PPGEDU. "É uma alegria poder dizer que estou sendo a primeira. Também é uma alegria poder contar com a orientação da professora Maria Lúcia, que é uma referência dentro dos estudos culturais, então me sinto orgulhosa e alegre por essa conquista", disse a pesquisadora, que fez muitos elogios ao tempo que passou ao lado de sua orientadora, a professora doutora Maria Lúcia Castagna Wortmann.
A sua orientadora, Maria Lúcia, também não poupou elogios à doutoranda e à pesquisa desenvolvida pela acadêmica. Segundo ela, "foi um prazer enorme trabalhar com a Jacqueline, ela tem autonomia, é uma estudiosa competente e muito esforçada na sua atividade como pesquisadora". Ao exaltá-la, a professora também destacou a relevância do tema escolhido pela sua orientanda. "A importância desse estudo decorre, principalmente, de mostrar esses sujeitos. Ela transitou nos blogs que são escritos por eles, que falam de si, falam da forma que foram constituídos e sobre como se sentem no mundo", enalteceu a docente.
Além da coordenadora do PPGEDU, a professora doutora Iara Bonin, outros dois avaliadores externos ficaram responsáveis pela qualificação do trabalho de Jacqueline, entre eles o professor Luís Henrique Sacchi dos Santos, coordenador do PPGEDU da UFRGS.
Entenda o que é a neurodiversidade, o tema central da tese
O conceito de neurodiversidade parte da ideia de que as diferenças neurológicas, como autismo e transtorno de déficit de atenção, são resultantes de alterações naturais no genoma humano. Ou seja, procura tratar com normalidade a diferença apresentada, de forma com que não se busque uma cura, mas uma adaptação do ambiente que cerca a pessoa neurodiversa. Inclusive, pessoas portadoras dessas alterações podem ser muito bem-sucedidas em suas atividades, dependendo do grau de suas diferenças genéticas. Essa concepção abrange diversos casos e ativistas defendem a tese de que os neurodiversos podem enxergar em outras perspectivas, agregando à sociedade e, até mesmo, às corporações.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
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