Pós-graduação
PPGBioSaúde realiza seminário com egressa pesquisadora na Austrália
Com formação completa na Ulbra, ela contou sobre seu trabalho no país
Nesta quinta-feira, 13, alguns professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) assistiram à palestra da pesquisadora egressa Vivian Kahl, que atualmente reside e trabalha em Sydney, na Austrália. Ela teve toda sua formação feita na Universidade, concluindo graduação, mestrado e doutorado, entre 2006 e 2017.
O convite para a realização da palestra surgiu quando Vivian decidiu vir passar as férias em solo gaúcho, para matar a saudade da família. Sabendo da chegada da pesquisadora no último domingo, 9, o PPGBioSaúde se movimentou para trazê-la para contar um pouco da sua experiência do outro lado do mundo. Aos 32 anos, ela faz parte de um centro de pesquisas relevante nos estudos científicos da Austrália, o Children's Medical Research Institute (CMRI). Além de contar sua trajetória até chegar à função que exerce atualmente, ela apresentou a pesquisa que está desenvolvendo nos laboratórios da Instituição.
A professora Juliana da Silva, que orientou a pesquisadora durante sua formação na Ulbra, ressaltou a importância de trazer alguém que mantém laços até hoje com a Universidade. "Ela desenvolve um trabalho com telômeros e, graças às pesquisas que ela realizou lá fora, nós conseguimos utilizar esse método atualmente no nosso laboratório", destacou a docente do PPGBioSaúde. Ela, que teve papel importante na formação da egressa, disse estar feliz pelos resultados dos trabalhos desenvolvidos pela sua ex-aluna. "Nos traz bastante orgulho, pois é alguém que se formou completamente com professores daqui e leva o lado positivo da nossa Instituição para o exterior", comemorou.
De férias no país até o dia 7 de janeiro, a pesquisadora Vivian Kahl se disse honrada pelo convite recebido e relembrou o apoio constante que recebeu do corpo docente da Ulbra. "Eu me sinto em casa aqui, creio que passei mais tempo com alguns professores do que com a minha mãe, por exemplo. Criamos um laço muito forte e continuamos com essa parceria, mesmo que a distância. Isso se deve muito ao apoio que eu sempre recebi da Instituição e dos professores que me orientaram durante esse processo de formação", contou a doutora. Ela também destacou que a área de pesquisa no Brasil é muito difícil, principalmente para as universidades privadas, que não possuem tantos incentivos do governo. "Apesar de toda essa dificuldade, nós sempre tivemos muito suporte institucional e liberdade para trabalhar", reforçou a profissional.
Entenda o que são os telômeros e a importância deles
Os telômeros, objeto de pesquisa de Vivian, são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomos. Dentre suas funções e possibilidades, ele exerce o papel de impedir o desgaste do material genético e manter a estabilidade do cromossomo. Em outras palavras, são as estruturas das nossas células onde fica encaixotado o DNA.
Com o passar dos anos, as extremidades desses cromossomos vão se encurtando e, dessa forma, o ser humano vai envelhecendo e ficando mais suscetível à doenças. O Prêmio Nobel de Medicina de 2009 foi para uma pesquisadora que estudava a conexão da integridade desses telômeros com hábitos e maneiras de encarar a vida. Elizabeth Blackburn, da Universidade da Califórnia, lançou um livro sobre o tema, intitulado O Segredo Está nos Telômeros, e que chegou este ano ao mercado brasileiro.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
11
JULPPGOdonto Cirurgiã-dentista gaúcha assume vaga na Universidade de Iowa -
10
JULPPGProSaúde Aula inaugural trará desafios para a promoção da saúde
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes