Alexandre Christoff e Diego Jung
A fauna silvestre ameaçada de extinção no Estado
Docentes participam de reavaliação de espécies em extinção
Dois professores do curso de Ciências Biológicas da ULBRA (Campus Canoas e Gravataí) participarão do processo de reavaliação da Lista da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul. Os pesquisadores Alexandre Uarth Christoff e Diego Marques Henriques Jung, que também coordena o curso na Unidade Gravataí, foram convidados pela Comissão de Reavaliação da Lista Vermelha, que trata do tema.
Alexandre U. Christoff explica que a proposta é fazer uma revisão do Decreto nº 41.672, de 11.06.2002, que lista as espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Estado. O trabalho envolve pesquisadores de diversas universidades gaúchas e da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul que irão avaliar o estado de conservação das espécies, de acordo com seu grupo de especialidade.
Segundo os professores, o curso de Ciências Biológicas da ULBRA se destaca pela excelência no estudo sobre roedores no Brasil. Alexandre Christoff participou também da primeira avaliação da Lista Vermelha.
Para o professor Diego Jung, o convite é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Universidade. “Recebemos pesquisadores de todo o País, pois o material que temos aqui no Museu de Ciências Naturais da ULBRA não é encontrado em outros lugares”, destaca.
O professor Alexandre Christoff ressalta que, além disso, há o reconhecimento da qualidade dos profissionais do curso de Ciências Biológicas. Ele lembra que os alunos ganham com as experiências que vão além dos livros, com relevância regional.
O processo de reavaliação da lista é coordenado pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e deverá se estender até o final deste ano. Ao longo desse período, serão realizados dois workshops. O primeiro tem objetivo de uniformizar a aplicação dos critérios de avaliação do estado de conservação das espécies e o treinamento dos participantes no uso do sistema web, desenvolvido para gerenciamento e documentação do processo. O encontro está programado para acontecer entre os dias 12 e 14.09, em Porto Alegre.
O segundo workshop será realizado para integração dos resultados dos diferentes grupos e fechamento da lista e deve acontecer no início de dezembro.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras