Gente da Ulbra
Carlos Artur: um atleta de peso da Ulbra
Atleta Universitário e ultra campeão mundial estuda Educação Física
O atleta do Esporte Universitário da Ulbra Canoas, Carlos Artur, é ultra campeão mundial de levantamento de peso. Considerado um fenômeno na Europa e nos Estados Unidos, no auge dos seus 51 anos, é um exemplo de esforço, dedicação e determinação. Bolsista do curso de Educação Física do campus Canoas e prestes a se formar, o atleta realiza estágio na Prefeitura de Cachoeirinha, instruindo quem pratica ginástica nas praças da cidade.
De origem humilde, o acadêmico iniciou sua carreira esportiva como boxeador. Quando atingiu os 30 anos de idade, começou a fazer musculação para manter a boa forma. A incrível força e a facilidade com que Carlos levantava pesos acabaram chamando a atenção de seus professores, que logo o incentivaram a iniciar no esporte.
Em seu primeiro ano como atleta nessa categoria, ganhou todos os campeonatos que participava, tanto regionais como os nacionais. No primeiro ano que entrou no cenário internacional de competições, conquistou seu primeiro mundial. Sua mais recente conquista foi o título de tricampeão de sua carreira, o que fez destaque na mídia esportiva especializada em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, o estudante detém o recorde mundial de levantamento de peso de 320 kg, pesando apenas 75 kg.
Carlos Artur é casado há 24 anos e é pai de seis filhos. Tem uma pequena academia em casa, onde inicia os treinos diariamente às 5h da manhã e onde treina seu companheiro, o filho Carlos Artur Júnior, que, aos 19 anos, já é campeão mundial de levantamento de peso em sua categoria. "Estou ampliando a academia. Meus amigos treinam aqui e sigo firme me mantendo em forma para as competições", afirma.
Competindo pela Universidade desde 2006, Carlos Artur enfatiza que a Ulbra o representa como um cidadão melhor. "A Ulbra contribuiu muito para minha vida, estive em competições em vários países que jamais imaginei conhecer e a Universidade me proporcionou tudo isso", ressalta. Para o atleta, as aulas de Educação Física contribuíram para a sua formação técnica e científica e a forma de se expressar.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
12
NOVUlbra Xperience 2024 Enchente de maio é tema de pesquisas do Salão de Extensão -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos