Qualificação
Extensão encerra 3ª edição do curso de Cirurgia Bucal
Acadêmicos e egressos de Odontologia tiveram 18 aulas durante o semestre
Nesta segunda-feira, 10, os participantes do curso de extensão em Cirurgia Bucal realizaram os últimos procedimentos dentro do bloco cirúrgico da Clínica de Odontologia da Ulbra. A atividade foi acompanhada pelos professores Kalinka Crivellaro e Guilherme Ramos, que possuem larga experiência em cirurgias bucomaxilofaciais.
Com o objetivo de preparar e qualificar os profissionais para cirurgias bucais mais complexas, o curso de extensão tem tido sucesso em suas edições. Para a próxima, que já está em desenvolvimento, há uma fila de espera de aproximadamente 30 alunos. O número de vagas é extremamente limitado, pois a ideia é que os professores façam acompanhamentos individualizados, priorizando o melhor aprendizado.
Segundo o professor Guilherme Ramos, o curso tem foco nos acadêmicos que estão se formando e nos profissionais recém-formados. "É ideal para desenvolver mais a técnica, adquirir mais experiência e prática no meio cirúrgico", disse o cirurgião-dentista.
A professora Kalinka Crivellaro destacou a oportunidade que os alunos tiveram de realizar cirurgias mais difíceis, com procedimentos em todos os módulos do curso. "Geralmente eram cirurgias mais complexas, foram raros momentos em que eram cirurgias simples. Foram desde sisos e exodontias, até frenectomias e bichectomias", relatou a especialista. Em números, essa edição superou as outras duas realizadas anteriormente. Foram 165 sisos, 23 exodontias simples, 11 bichectomias e 3 supranumerários, segundo a professora responsável.
Alunos apontam evolução com a realização do curso
O ditado diz que "a prática leva à perfeição", e parece que foi o caso para quem participou das atividades do curso de extensão em Cirurgia Bucal. As avaliações sobre as aulas foram positivas. "Foi uma experiência muito boa. Temos uma boa quantidade de pacientes e os professores estão sempre juntos nos orientando, explicando o desenvolvimento, tanto na prática como na teoria", disse a acadêmica do 9º semestre, Vanessa Alfaro, que considerou proveitoso o curso.
Recém-formado, o cirurgião-dentista Fabiano Becker destacou a possibilidade de se aprofundar em cirurgias mais específicas. "Durante a graduação, é muito difícil se especializar em cirurgias complexas e específicas, então essa prática nos ajuda a ter mais confiança para realizar esse tipo de procedimento", disse o aluno formado em agosto. Ele ressaltou o prestígio que o curso de Odontologia tem com a comunidade, que procura muito pelos serviços da clínica. "Nós abrimos agenda para uma semana e há procura para uns dois meses", contou o profissional.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema