Oportunidade
Acadêmicos do curso de Design de Moda participam de concurso
Iniciativa foi promovida pela marca de roupas Frilley
A Ulbra Canoas recebeu, nesta quinta-feira, 6, a primeira edição do Concurso Produção de Moda Frilley. Três acadêmicos do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda participaram da iniciativa. No concurso, os estudantes organizaram um ensaio fotográfico completo. O vencedor irá conhecer a fábrica da empresa Frilley, em Tapejara, e trabalhará em duas coleções de moda da marca. O resultado será divulgado nesta quarta-feira, 12 de dezembro.
A professora e coordenadora de atividades do curso, Letícia Schiehll, foi uma das responsáveis pelo concurso. A empresa entrou em contato com a coordenação do curso e, durante as conversas, foi decidido como seria feita a escolha do acadêmico vencedor. "Decidimos fazer em forma de concurso e abrir para que todos os estudantes pudessem participar", explicou a docente.
Cada grupo fez uma produção de moda e direção de imagem para a avaliação dos representantes da empresa. Depois desta primeira parte, os participantes irão enviar suas fotografias do ensaio e os avaliadores escolherão seu favorito. Para a professora, essas ações são importantes, pois os alunos ganham um feedback não acadêmico. "Eles têm um olhar de mercado com uma visão mais mercadológica e isso é muito relevante. Além disso, têm oportunidade de já garantir a inserção no mercado de trabalho", finalizou Letícia.
A iniciativa para a realização deste concurso partiu de Carlos Alexandre Feiteiro, egresso do curso de Design de Moda da Universidade. "Quando entrei na Instituição, já tinha uma experiência, pois já trabalhava na indústria. Percebi que muitos colegas não tinham a mesma oportunidade", contou. Foi pensando nisso que o egresso convenceu a empresa a trazer esta prática para os alunos. "Essa experiência faz com que pensemos não apenas na criação, mas também na parte industrial e isso é muito importante", explicou.
O vencedor conhecerá todo o processo de desenvolvimento do produto. Desde a compra dos tecidos até a finalização da peça. Feiteiro aprovou os trabalhos apresentados pelos acadêmicos. "Independente de quem ganhar, todos são vencedores, pois estão tendo uma bela oportunidade durante a graduação", declarou. A Frilley é uma empresa que trabalha no segmento de moda masculina, mais especificamente com jeans.
Oportunidades desde a graduação
A acadêmica do terceiro semestre do curso de Design de Moda da Ulbra, Amanda Cardoso, contou que ficou muito motivada a participar do concurso. "Vimos nesta iniciativa uma oportunidade para exercer o que já estudamos e o que amamos fazer: produção de moda", explicou. Para ela, essa participação acrescentou muito em sua vida como produtora e aluna. "Sentimos que tem espaço para nossa profissão no mercado e que ela é valorizada. Foi uma experiência incrível, divertida e enriquecedora", declarou. A estudante destaca que foi uma grande iniciativa da Universidade junto à Frilley. "Acredito que os alunos precisam desse estímulo e dessa experiência tanto para o currículo quanto para o crescimento durante a formação como designer", finalizou.
Outra participante do concurso foi Gabrielle Quevedo, aluna do quarto semestre do curso. Como a marca estava dando uma boa oportunidade para os estudantes da Instituição, percebeu que seria importante passar por essa experiência. "Adorei participar. Me surpreendi comigo, aprendi e cresci muito profissionalmente e pessoalmente, sou muito grata a essa experiência", afirmou.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema