Assuntos comunitários
Pastoral promove noite de ações voltadas aos venezuelanos
urso de Design produziu kits escolares para distribuir para as crianças
A pastoral da Ulbra Canoas promoveu, na noite desta segunda-feira, 3 de novembro, o momento partilhando alegria com os venezuelanos que residem perto da Universidade. A ação contou com um concerto didático da Orquestra Universitária e o Coro Universitário. Além disso, o curso de Design de Moda produziu diversos kits de materiais escolares para as crianças e o professor Leandro Cordioli, do curso de Direito, organizou com seus alunos a distribuição de lanches para os convidados.
De acordo com a professora e coordenadora de atividades do curso de Design de Moda, Letícia Schiehll, foram produzidas estojos, mochilas e capas para cadernos. A iniciativa começou no início do semestre, na disciplina de Tecnologia da Confecção, Métodos e Tempos, em parceria com o projeto de extensão Projeto Social a partir do Design Ulbra e Fundação Gaúcha de Bancos Sociais.
O curso contou com a parceria de algumas empresas que doaram cadernos, lápis e canetas para a montagem dos kits que foram distribuídos para as crianças. "Todas as peças foram produzidas pelos acadêmicos que visitaram os Bancos Sociais e selecionaram diversos materiais para a produção dos objetos", explicou a docente.
A pastoral vem realizando diversas atividades com os venezuelanos que residem nas proximidades da Instituição. Para o capelão do campus Canoas, Mário Fukue, os eventos culturais são os que mais atraem a visita dos venezuelanos à Universidade. "Como eles vivem em situações complicadas e com a pressão de arrumar um emprego, essas ações servem para eles relaxarem. Esses momentos têm os ajudado bastante", afirmou. Além disso, a pastoral conta com doações de roupas e alimentos para os venezuelanos. "Aqueles que precisam de algo vêm até a Ulbra e pegam o que necessitam", relatou o pastor.
O venezuelano Edismel Rojas, está com a sua família em Canoas há quase três meses. Ele conta que já conseguiu um emprego em um salão de beleza. "Estávamos passando por momentos muito difíceis na Venezuela, às vezes não tínhamos o que comer. Somos muito agradecidos por hoje poder estar aqui no Brasil", declarou Rojas, que pela primeira vez teve a oportunidade de admirar a apresentação de uma Orquestra.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras