#VempraUlbra
Candidatos prestam Vestibular para quase 60 cursos presenciais na Ulbra
Provas foram aplicadas entre 9h e 13h no campus Canoas
O campus Canoas da Ulbra amanheceu movimentado neste domingo, 2 de dezembro, quando candidatos da região, do Rio Grande do Sul e de outros estados prestaram o Vestibular 2019/1 para quase 60 cursos presenciais. A aplicação das provas iniciou às 9h e encerrou às 13h para os vestibulandos de Medicina, que responderam 65 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira - Inglês e Espanhol.
Antes disso, às 11h, o processo encerrou para os demais cursos, onde foram aplicadas 20 questões de Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos ainda fizeram uma redação. No curso de Medicina, o tema foi os movimentos migratórios no mundo, considerando não apenas a sobrevivência, mas a busca pela realização pessoal. Já para os demais cursos, foi proposta uma reflexão sobre as coisas simples da vida.
A partir das 14h deste domingo, 2, o gabarito da prova já estará disponível na página www.ulbra.br/vestibular. O listão do curso de Medicina será divulgado a partir das 17h do dia 7 de dezembro. Para os demais cursos, a partir das 17h do dia 5 de dezembro. As matrículas dos calouros ocorrem nos dias 6, 7, 10, 11 e 12 de dezembro, das 9h às 20h, na Central de Relacionamento, conforme calendário disponível no site www.ulbra.br/vestibular. As aulas iniciam no dia 18 de fevereiro de 2019.
Universidade pronta para receber os aprovados
Um dos momentos mais importantes para a Universidade, o vestibular demanda a união de todos os setores para que tudo saia conforme o planejado. Colaboradores da Ulbra se reuniram no saguão do prédio 1, local da prova, para tirar dúvidas dos estudantes e acompanhar a organização de todo o processo.
O reitor Ricardo Willy Rieth comentou a expectativa da Instituição para este vestibular. "É a melhor possível. Todas as equipes prepararam o processo seletivo com muito cuidado para que os candidatos tenham toda a tranquilidade durante a realização da prova", disse. Rieth também destacou que a Universidade conta com toda a estrutura necessária para receber os aprovados e os cursos estão alinhados com o que há de melhor no mercado.
O diretor do campus, Leonardo Haerter dos Santos, esteve pessoalmente em seu primeiro vestibular como gestor da unidade de Canoas e falou sobre o que os aprovados podem esperar ao ingressar na Universidade. "Estamos em um processo de reestruturação curricular, um currículo que é totalmente novo e foi repensado para esses alunos", ressaltou o gestor.
Para ele, isso é um diferencial da Instituição em relação às outras universidades, pois desenvolve mais as competências, fazendo com que os alunos possam se destacar em avaliações como o Enade e provas de entidades de classe. "A intenção é sempre que todos esses candidatos sejam cativados e virem nossos alunos", completou.
O pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, reforça que o aluno aprovado no processo seletivo chega em um momento histórico da Universidade em função da nova reestruturação pedagógica, que define a Instituição como universidade transformadora. "Ele tem que saber que será responsável e autogestor pela sua aprendizagem e poderá contar com seus professores, que são mediadores desse processo, além de toda a estrutura da Universidade, para garantir a excelência na sua formação", concluiu.
Curso de Medicina tem alta procura
O curso de Medicina é um dos mais concorridos da Universidade. Centenas de vestibulandos de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de fora do estado compartilham do mesmo sonho. É o caso de Larissa Lagni, 24 anos, natural de Paraí, que prestou vestibular para Medicina pela primeira vez. "Comecei na Veterinária e saí para fazer Odontologia para saber se era mesmo isso o que queria, mas não me acertei, não me sentia feliz", explica.
A jovem se preparou e estudou nos horários que não tinha aula. "Decidi estudar para tentar passar no curso que realmente quero, que é Medicina", declara. Julia Delatorre, 19 anos, realizou a prova para o curso de Medicina pelo segundo ano consecutivo, mas, pela primeira vez, tentou na Ulbra. Para se preparar para a prova, Julia fez um curso na sua cidade, Porto Alegre. "É o meu amor desde sempre. Desde criança quero fazer Medicina", destaca.
Demais cursos também atraem candidatos
Rafaela Renosto, 21 anos, estudou por conta assistindo videoaulas e buscando materiais na internet. A jovem optou pela Ulbra, pois sempre ouviu falar muito bem da Universidade, principalmente sobre o curso de sua escolha, Medicina Veterinária. "Ela é uma das melhores instituições do estado no curso que escolhi", avalia.
Já Larissa Dambros, 19 anos, veio do município de Maquiné para tentar uma vaga no curso de Administração. "Vim para a capital só para prestar vestibular. O curso que pretendo fazer só tem nesta região e em Osório", explica. Larissa fez cursinho durante dois anos, pois tinha vontade de fazer Medicina Veterinária. "Neste meio tempo, mudei de curso e vi mais futuro em administração, já que meu pai tem uma empresa", destaca.
Ansiedade dos familiares
Enfrentar esse momento de ansiedade requer o apoio da família. A candidata Julia Delatorre não veio sozinha para esta fase tão importante. Seu pai, Nilton Delatorre, acompanhou a filha. Ele contou que os pais ficam tão nervosos quanto os filhos. "Ficamos aqui na torcida por eles. Há muito tempo fiz vestibular e sei como é importante ter o apoio da família. Assim como tive dos meus pais, estou agora apoiando e mostrando que ela não está sozinha", declara Nilton, que está na expectativa de ver a filha seguir seus passos como médico.
Cristina Oliveira tem três filhos. Um deles já é formado em Medicina pela Ulbra, o outro está cursando Direito e, o mais novo, Gustavo Oliveira, 19 anos, tem o sonho de fazer Odontologia. "Sempre é uma ansiedade, porque estamos falando do futuro dos nossos filhos. É uma expectativa porque aqui é o começo da carreira deles", conta a médica. Para ela, ver os filhos seguindo a sua carreira é gratificante. "É a continuidade do meu trabalho", expõe.
Atenção especial aos PCDs
Um corredor inteiro de salas de aula foi destinado, na manhã deste domingo, para que pessoas com deficiência realizassem a prova do Vestibular. Em uma das salas, os candidatos surdos foram acomodados e contaram com o apoio de uma dupla de intérpretes do Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) da Universidade.
Morador de Esteio, Lucas Machado, de 23 anos, prestou vestibular para Engenharia de Produção. "Já havia feito vestibular em outra oportunidade, mas como era muito jovem e não tinha certeza do que queria fazer, acabei não ingressando. Fui estudante do Colégio Ulbra Concórdia e já conhecia a tradição da Ulbra nesse atendimento à comunidade surda", revelou através da intérprete do PPA, Natasha Machado.
Ao lado do candidato, o morador de Alvorada, Maurício Faustino, de 38 anos, se acomodou enquanto aguardava o início da prova que prestou para o curso de Administração. Ele conta que já chegou a ingressar na faculdade, mas não conseguiu dar seguimento pela falta da presença de intérpretes nas aulas.
"Conheci através de outros surdos o apoio da Ulbra para essa comunidade. É muito importante, um estímulo", revelou. Do lado de fora da sala, Tatiana Nascimento aguardava a filha, Tháviny, de 19 anos, fazer a prova para o curso de Pedagogia. "Eu fiz o meu curso de intérprete de Libras na Ulbra e já conheço a dedicação da Universidade no atendimento aos surdos. É importante e tranquiliza a família", revelou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
21
AGOMedicina Informe à Comunidade Acadêmica - Faculdades de Medicina -
06
MARIngresso em 2023/2 Ulbra abre vestibular complementar para Medicina -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
25
OUTVestibular 2023/1 Formação com propósito marca os cursos de graduação da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras