Moda Africana
Desfiles do Fashion Day movimentam noite no campus
Evento trouxe looks com essências africanas e prêmio para formanda
Nesta terça-feira, 27, o prédio da Ulbratech recebeu mais uma edição do Fashion Day, evento organizado pelo curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Neste ano, o tema central foi Essências Africanas, trazendo peças inspiradas na cultura do continente. A noite de desfiles também contou com a apresentação de looks produzidos por quatro formandas do curso, que concorreram a um prêmio ofertado por um dos patrocinadores da iniciativa.
Com diversas pessoas e disciplinas envolvidas, o desfile reuniu um público numeroso no saguão do prédio. Os alunos do curso ficaram responsáveis pela produção e organização do evento, sob a coordenação da professora Letícia Schiehll. Maquiagens, cabelos, acessórios, informações aos convidados, manutenção do espaço durante o desfile e demais atribuições, tudo ficou a cargo dos acadêmicos. Cerca de 30 alunas trabalharam e desenvolveram peças com a temática principal. Marieli Becker, que vestia sua criação, falou sobre a experiência e os desafios enfrentados na construção da peça. "Tivemos que utilizar a técnica de moulage, que foi um desafio pra mim, pois só conhecia a modelagem, então me sinto realizada em ver meu trabalho bem feito", comemorou a estudante.
Além do desfile principal Essências Africanas, quatro formandas do curso apresentaram produções suas para os jurados avaliarem. Durante esse desfile, quatro looks de cada aluna foram expostos ao público, de um total de 20 looks desenvolvidos por cada uma, especificamente para o trabalho de conclusão do curso. Cada acadêmica escolheu seu tema e desenvolveu sua coleção. A banca avaliadora de mercado, composta por especialistas da área, somando suas notas com a da banca acadêmica, deu a nota final aos trabalhos. Para encerrar a noite, uma das coleções foi escolhida a destaque.
Grande vencedora abordou hip-hop e representatividade
Tainá Rockembach, uma das formandas do curso, foi a primeira a apresentar a sua coleção na noite. Ela desenvolveu peças com o viés da representatividade da mulher no cenário atual do hip-hop. Segundo ela, a escolha do tema se deu pela pouca visibilidade dada às mulheres no rap nacional. "As mulheres ainda aparecem muito pouco nos palcos e isso me chamou a atenção. Como eu gosto de rap, isso me impulsionou a fazer uma coleção voltada à liberdade de expressão das mulheres, para que elas possam aparecer da forma que elas quiserem", contextualizou a acadêmica vencedora.
A programação de eventos do curso de Moda segue nesta quarta-feira, 28, com o II Concurso de Moda Inclusiva. A atividade nasceu com o objetivo de defender a igualdade entre as pessoas, independentemente de seus corpos e limitações físicas. Neste ano, novamente, o desfile será no saguão do prédio da Ulbratech, com início às 19h30. Você pode ver como foi a edição passada aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras