Saúde Mental
Curso de Serviço Social promove 4º Encontro de Diplomados
Duas palestrantes egressas foram convidadas para falar sobre saúde mental
Nesta quinta-feira, 22, o curso de Serviço Social realizou seu encontro anual com alunos egressos. Em sua 4ª edição, o evento tratou sobre os desafios que a assistência à saúde mental enfrentará nos próximos anos, principalmente com a forte tendência no corte de verbas aos projetos sociais. Com o objetivo de reunir ex-alunos que trazem experiências para compartilhar com outros colegas de profissão, a ação ocorre tradicionalmente no mês de novembro.
Uma das palestrantes, a servidora pública Claudia Winter da Silveira falou sobre a necessidade de encontros dessa natureza. "É importante fazer esse reencontro entre os profissionais que saíram daqui. Como eu acabei de fazer o mestrado na área de saúde mental, nada mais justo do que compartilhar o que eu construí de conhecimento na minha pesquisa acadêmica", disse a assistente social que concluiu o mestrado na UFRGS e se graduou em 2003 na Ulbra.
Naadya Dillenburg, que palestrou na sequência, falou sobre sua experiência como assistente social no Grupo Hospitalar Conceição, onde realiza trabalho na área de internação psiquiátrica. Segundo ela, as "trocas de experiências são essenciais dentro de uma instituição de ensino, pois são formas de ajudar e ampliar o conhecimento dos profissionais que estão na área". Graduada em 2005 na Universidade, ela também relatou sua vivência acompanhando uma aldeia indígena por um ano.
Escolha do tema deste ano
Tendo como foco a discussão de processos de trabalho, estratégias de intervenção e o debate de questões relevantes no serviço social, a organização do evento decidiu abordar a temática da Saúde Mental. Segundo a coordenadora do curso, Ana Patrícia Barbosa, o assunto foi escolhido devido ao contexto atual da atividade no país, onde a conjuntura política tem dado indícios de que irá reduzir verbas para iniciativas de cunho social, principalmente as que tratam da saúde mental. "Essa falta de propostas para uma área tão sensível da saúde pública vai gerar um impacto enorme no atendimento a essas pessoas", garantiu a professora.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras