Intercâmbio
Alunos da Ulbra ganham bolsas de estudos do Santander
Seis acadêmicos foram contemplados pelo Programa Ibero-americanas
Viajar para o exterior é o sonho de muitos jovens que cursam o ensino superior no país. Acadêmicos da Ulbra poderão ter essa experiência. Eles souberam disso no dia 17 de outubro, quando receberam o resultado do edital do Programa Ibero-americanas, do Banco Santander. A iniciativa apoia o desenvolvimento da formação acadêmica de universitários por todo país e a Universidade é uma das instituições parceiras.
Os seis jovens selecionados no processo aberto pelo setor de Relações Internacionais da Ulbra são discentes de cinco cursos de graduação de dois campi (Canoas e Santa Maria): Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Engenharia Elétrica e Medicina Veterinária. Com isso, a Universidade segue promovendo ações de internacionalização, tanto por troca de conhecimentos, por meio do uso de tecnologias, como por intercâmbios.
A assessora de Relações Internacionais e responsável pelo processo, Andréia Athaydes, valorizou "a possibilidade de que os nossos acadêmicos tenham experiências novas, contato com novas culturas e que possam qualificar sua formação". Segundo ela, pelo fato de a Universidade contar com um número significativo de bolsistas do ProUni, "é uma oportunidade enorme para quem não tem condições de custear os estudos fora do país".
O reitor Ricardo Willy Rieth, presente no ato, parabenizou os estudantes selecionados e disse ser "uma experiência única, que a Universidade tem se esforçado cada vez mais para proporcionar aos acadêmicos, dentro do processo de internacionalização que vem sendo conduzido". É a primeira participação da Ulbra no programa e a intenção é expandir em editais similares. "Queremos que mais alunos tenham a possibilidade de estudar fora do país, pois é de nosso interesse qualificar da melhor forma possível os profissionais que formamos", garantiu Rieth.
Estudantes falaram sobre suas expectativas
No meio de um turbilhão de emoções após saberem do resultado, os acadêmicos demonstraram que já estão pesquisando sobre os países que irão estudar durante seis meses. Eles, que viajarão para destinos na Espanha e no Chile, partirão apenas no próximo semestre, mas não perderam tempo. "Estou aguardando alguns detalhes burocráticos para seguir com o visto e comprar passagens, além de reservar acomodações em Málaga, na Espanha. Mas já estou pesquisando sobre tudo isso", disse o aluno Tairon Coelho, que cursa Engenharia Elétrica na unidade de Canoas.
Os preparativos para a viagem são importantes, principalmente quando não há experiência prévia com a língua local. A acadêmica de Medicina Veterinária, Simone Cruz, disse estar muito ansiosa, mas que está tranquila em relação ao aprendizado. "Antes de começar o curso, eles oferecem um curso intensivo de espanhol. Assim poderei aprender mais sobre a língua", afirmou a jovem, que ficará de janeiro a julho na Universidade de León, na Espanha.
Os acadêmicos que tiverem interesse de participar de processos seletivos podem acompanhar a abertura dos editais pela página de intercâmbio da Ulbra.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema