Referência
Professor de Odontologia palestra em conferência internacional
Carlos Feldens participou do Global Summit on Early Childhood Caries
O professor do curso de Odontologia e da Pós-graduação em Odontologia da Ulbra Canoas, Carlos Alberto Feldens, participou do Global Summit on Early Childhood Caries (ECC), que é promovido pela Sociedade Internacional de Odontopediatria. O evento aconteceu de 2 a 4 de novembro, em Bangkok, na Tailândia. Feldens foi o representante da América do Sul.
O docente ministrou uma conferência sobre as causas da cárie dentária na infância. O convite para participar do evento ocorreu em função da produção científica do Grupo de Pesquisas em Odontopediatria do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Ulbra em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Além disso, participou de um grupo composto por onze pesquisadores de diferentes países do mundo que definiu conceitos e estratégias de combate à cárie na primeira infância. "Tivemos a oportunidade de influenciar em relação à necessidade de que os pais evitem a introdução do açúcar nos primeiros dois anos de vida da criança", explicou o professor, que ainda produziu dois artigos sobre a temática do evento que serão publicados em uma Revista Internacional de Odontologia.
Para Feldens, a experiência de participar de um evento como esse foi extremamente produtiva, pois permitiu o contato com pesquisadores de todo o mundo na área da Odontopediatria. "Proporcionou a experiência de chegar a um consenso na proposição de práticas e políticas para países em desenvolvimento com vistas à promoção de saúde bucal", contou.
De acordo com o docente, o ECC abriu portas para novas participações e colaborações internacionais com importantes grupos de pesquisa no mundo. "O evento permitiu divulgar a Universidade e seu Programa de Pós-graduação em Odontologia como um centro importante de pesquisas no tema Cárie Dentária na Infância", declarou.
O Global Summit on Early Childhood Caries tem como objetivo definir novos conceitos e estratégias que orientem profissionais de todos os países no combate à cárie dentária na infância. A cárie atinge mais da metade das crianças com até 5 anos no Brasil. Ela pode causar dor, dificuldades na fala e mastigação. "Isso impacta negativamente a qualidade de vida das crianças", finalizou o professor.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes