Assuntos comunitários
Dia da Responsabilidade Social reuniu 2 mil pessoas no Guajuviras
Cerca de 300 acadêmicos realizam mais de 40 atividades gratuitas
Cerca de 2 mil pessoas do bairro Guajuviras, de Canoas, participaram no último sábado, 10, do Dia da Responsabilidade Social, promovido pela Ulbra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire. Essa foi a segunda vez que a Universidade levou serviços comunitários até o local. A primeira, foi em 2016. Durante todo o dia, mais de 40 projetos de extensão e de cursos da Instituição ofereceram atividades gratuitas para o público, como hidratação da pele, maquiagem, design de sobrancelhas, dicas de saúde, verificação de pressão arterial e glicemia, tipagem sanguínea, escovação dentária, orientação profissional, espaço de leitura, orientação jurídica, atendimento a cães e gatos e atendimento para cavalos.
Além disso, o público conferiu apresentações de teatro, jogos esportivos, exposições de robôs, entre outras dezenas de atividades. O parceiro Senac levou até o local corte de cabelo e a Monello distribuiu ração para animais. "Há mais de 15 anos a Ulbra promove o Dia da Responsabilidade Social, sempre em um bairro diferente do município, alinhado com a Secretaria Municipal da Educação", explicou a coordenadora de Educação Continuada da Ulbra, Dalva Santana. A ação integra a campanha nacional da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que anualmente promove um dia dedicado à responsabilidade social em todo o Brasil em 21 de setembro.
Para o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, ao promover ações como essa, a Ulbra cumpre a sua função de educar seus alunos para que sejam agentes transformadores da sociedade. "Como uma das nossas premissas, temos que dar assistência à população, mas dias como esse vão muito além disso. Precisamos despertar nos jovens o interesse pela profissão e pela ciência, e eventos assim têm o viés de trazer a prática para dentro da orientação profissional do aluno", destacou o dirigente.
Da sala de aula para a rua
Acompanhando um grupo de sete acadêmicos do curso de Odontologia que integram o projeto de extensão Mantendo Sorrisos, o professor Paulo de Borba enalteceu a importância de ações como o Dia da Responsabilidade Social na formação dos estudantes. "É saindo da sala de aula que se consegue ter uma visão do social. No dia a dia o aluno fica mais restrito ao curso. Aqui, tem o contato direto com a população", destacou, salientando que o grupo levou até a escola orientações sobre saúde bucal, avaliação e escovação. "Quando há necessidade encaminhamos para atendimento na clínica-escola de Odontologia da Ulbra", completou.
Acadêmica do 6ª semestre do curso e bolsista, Ivani Wuttke conta que a participação também é relevante para que casos avaliados em ações nas comunidades possam ser levados para serem discutidos em sala de aula. "Participando há dois anos do Mantendo Sorrisos, aprendi na avaliação de crianças muito o que não vemos na teoria", salientou. Para a colega Luzia Maroso, do 8ª semestre, atendendo a comunidade em ações sociais é possível enxergar o paciente como um todo, conhecer a sua família e realidade", justificou. Para Dalva Santana, ao se envolver em projetos sociais, os alunos estão melhorando como cidadãos e sendo protagonistas do seu conhecimento. "Além de estarem ajudando a comunidade carente a ser mais autônoma, já que passa a ter mais informação", concluiu.
Comunidade bem atendida
Quem saiu de casa mesmo com as altas temperaturas registradas ao longo de todo o sábado aprovou os serviços oferecidos pela Ulbra no colégio. A dona de casa Kelen Moura, de 38 anos, e mãe de quatro filhos, levou os três menores de idade para se divertirem no local. "É diferente. Eles saem um pouco da frente da televisão e se movimentam", justificou. A moradora do Guajuviras também aproveitou para vacinar o cachorro Sansão na sala da Medicina Veterinária. "É bom porque temos acesso a muitas atividades que não estão ao nosso alcance no dia a dia", comentou. A jovem Jenifer Fagundes, de 21 anos, aproveitou que estava passando pelo local de atendimento do curso de Pedagogia e resolveu entrar para obter mais informações sobre a profissão. "É meu sonho fazer Pedagogia. Aqui fui convidada a fazer um teste vocacional e conhecer mais sobre a profissão. Foi muito bom", completou.
A passagem da adolescente Kauane Ferreira, de 14 anos, pela Trilha das Profissões, do curso de Pedagogia, encheu a menina de esperança sobre o futuro profissional. "Foi muito importante ter informação sobre diversas carreiras. Até então não sabia o que queria ser, mas isso me inspirou", relevou. Para a diretora da escola, que conta com quase 670 alunos, Elizabete Fettucci, o dia também é uma oportunidade de trazer a família para dentro do colégio. "Além de terem acesso a uma série de serviços, podem se integrar com a comunidade escolar", comemorou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras