Graduação
III Encontro dos Acadêmicos de Medicina aborda segurança na cirurgia
Evento aconteceu no auditório 217, do prédio 1
O curso de Medicina da Ulbra promoveu, nesta quarta-feira, 7 de novembro, o III Encontro dos Acadêmicos de Medicina Ulbra: segurança do paciente cirúrgico. O evento aconteceu no auditório 217 do prédio 1. O encontro foi organizado pelos acadêmicos da disciplina Clínica Cirúrgica I, com o apoio das professoras Solange Guimarães, Isabel Daudt e Rossana Paczkoski e do docente regente da cadeira, Antônio Carlos Weston.
A atividade foi destinada a todos os estudantes da área da saúde e visa à questão de uma cirurgia mais segura, seja para o paciente ou para o médico. De acordo com uma das organizadoras, Maria Luisa Cocco, aluna do 4º semestre do curso de Medicina, a Organização Mundial da Saúde (OMS) possui um programa sobre cirurgia segura. "O evento foi baseado neste projeto. Nele entra a questão do check-list de segurança que deve ser realizado no momento da cirurgia para evitar qualquer tipo de transtorno", explica.
Além das palestras, os acadêmicos realizaram apresentações de resumos que fizeram sobre alguns artigos científicos. "Os alunos se reuniram em grupos e enviaram seus trabalhos para a comissão de resumos. Esses projetos foram avaliados e selecionados para uma apresentação no III Encontro", conta a estudante do 4º semestre, Joanna Castro. Os grupos também fizeram pôsteres para serem expostos no evento.
Relevância do encontro
Para o professor regente da disciplina, Antônio Carlos Weston, abordar este tema é fundamental, pois está relacionado com o desenvolvimento da ideia de segurança nos procedimentos cirúrgicos junto aos alunos que estão em uma fase de formação. "Eles já começam a aprender que o mais importante é que todo e qualquer procedimento precisa estar cercado de itens de segurança. O encontro estimula nos alunos a ideia de segurança nas cirurgias", declara.
O acadêmico do 4º semestre, Gabriel Luiz Kobe, conta que a temática é de extrema relevância para os estudantes. "Existem muitas palestras que falam sobre esses procedimentos, mas às vezes acabam se tornando algo padronizado e deixam de abordar as precauções e prevenções que devemos ter", avalia. Já para Thuany Thomsem, do 5º semestre de Medicina, o fato de estar inserida na organização do evento faz com que os alunos tenham novos aprendizados. "Além disso, nós conseguimos iniciar a parte científica na elaboração de trabalhos e pôsteres para o evento", expõe.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras