Odontologia na Comunidade
Projeto de extensão da Odonto realiza atendimento a venezuelanos
Mantendo Sorrisos promoveu escovação e avaliação bucal em alojamento
Nesta segunda-feira, 5, o projeto de extensão Mantendo Sorrisos, do curso de Odontologia da Ulbra Canoas, realizou uma atividade com as crianças venezuelanas de um dos alojamentos na cidade. A ação consistiu na orientação à escovação e na avaliação bucal dos filhos dos venezuelanos que moram no local. Constatando a necessidade, os pequenos serão encaminhados para procedimentos nos consultórios do campus.
Com quase 20 anos de existência, o projeto criado em 1999 tem como objetivo prestar um serviço odontológico gratuito às crianças de famílias carentes da comunidade. As ações, geralmente realizadas em escolas da rede municipal, visam a conscientização sobre a importância da higiene oral na prevenção das cáries, tártaro e outras doenças bucais que costumam acometer crianças e jovens. O acadêmico voluntário Tomaz Wolff, no 10º semestre de Odontologia, ressaltou a importância da iniciativa. "Precisamos estar atentos a tudo e tentar prevenir ao máximo. Com ações assim, nós cremos que elas vão ter condições de fazer o tratamento da forma mais rápida possível e terão uma vida melhor", disse o aluno, que iniciou no projeto durante este semestre.
A professora Priscila Rodrigues, que coordena o programa Mantendo Sorrisos, falou sobre a relevância da ação e de que forma isso agrega à formação dos alunos do curso. "Isso capacita o acadêmico a vivenciar o que lhe espera futuramente, principalmente na questão de promoção de saúde". Segundo ela, é fundamental a experiência fora dos muros da Universidade e os estudantes podem se inscrever no projeto desde o início do curso. "Como nós realizamos atividades com frequência, tanto os alunos que são do primeiro ou do último semestre podem participar. Além disso, nós temos três voluntários permanentes neste semestre e uma bolsista", concluiu a responsável pela iniciativa.
Projeto vai além dos dentes, cuida de gente
O lema do curso de Odontologia da Ulbra Canoas é claro: "não cuidamos só de dentes, cuidamos de gente". Seguindo essa definição, a acadêmica Ivani Cagliari, que iniciou como voluntária permanente há quase dois anos e neste ano passou a ser bolsista do programa Mantendo Sorrisos, descreveu o trabalho como apaixonante. A estudante destacou a importância da ação com as crianças do alojamento. "É muito importante podermos proporcionar aos venezuelanos esse acesso ao cuidado com a saúde bucal, principalmente porque eles ainda estão se inserindo no nosso meio", relatou.
A venezuelana Dorisbel Ochoa aprovou a iniciativa. Ela, que acompanhava a filha, ressaltou o significado da ação para a conscientização dos pequenos. "É fundamental que desde crianças eles aprendam como manter uma higiene bucal, que tenham mais cuidado com os dentes. Nós também temos que incentivar a escovação deles, pois é uma questão de saúde", concluiu a moradora do alojamento.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras