Confessionalidade
Capela universitária recebe apresentação da cantata O Filho Pródigo
Evento foi realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro
Nesta quarta-feira, 31, a Ulbra recebeu em sua capela a última apresentação da cantata O Filho Pródigo, desta vez em uma versão de língua inglesa. Protagonizada por dançarinos, solistas, coro e orquestra universitária, as outras duas exibições contaram com grande público para apreciar as versões em língua portuguesa nos dias 29 e 30.
Escrita originalmente para jovens interpretarem com violão, a obra recebeu uma adaptação melódica, harmônica e orquestral, além de roupagem cênica feita pela professora Camila Bauer. A releitura do ato original foi adequada aos tempos atuais e à estrutura da capela universitária, segundo o capelão Paulo Brum, ao realizar a introdução no local. "É a maior história de amor de todos os tempos", disse ele, antes de dar início ao espetáculo.
O Filho Pródigo conta a história de um pai e seus dois filhos. O mais jovem, almejando uma vida mais livre, pega sua parte da herança e sai pelo mundo, vivendo desregradamente e, por fim, perde tudo o que recebeu de seu progenitor. Arrependido e sem ter para onde ir, o filho decide retornar para casa, e o pai, sem hesitar, acolhe o jovem novamente, lhe dando uma grande festa de recepção. O filho mais velho vê a festa e protesta com indignação. O pai, no entanto, insiste que ele participe do momento. Com esse gesto, o patriarca mostra aos seus filhos que, mesmo que muitas vezes não ajam como ele gostaria, ele os ama, acolhe e os perdoa sempre.
Presenças especiais durante os dias de apresentações
Em parceria com a clínica de recuperação de adictos Casa da Graça, a Ulbra desenvolve um projeto de extensão voltado para pessoas com dependência química. Na segunda-feira, 29, os participantes vieram ao campus para participar de uma dinâmica com os pastores Maximiliano Wolfgramm e Mário Fukue, que encabeçam a iniciativa conjunta. Um dos frequentadores da clínica, Everson Ferrão, destacou a importância das atividades que, segundo ele, "dão um direcionamento, ajudam a elevar a espiritualidade e conciliar isso com a recuperação".
No dia seguinte, 30, foi a vez de receber a visita dos haitianos que participam do Centro Batista de Ação Social. Eles vieram prestigiar o segundo dia de apresentação da cantata. A professora Rosiany Scheunemann, responsável pela vinda deles, relatou a empolgação de quem assistiu. "Pelo que pude ver, eles gostaram bastante da experiência", disse ela ao final do ato. Eles ainda conversaram com o maestro Paulo Brum antes de irem embora, posaram para fotos e demonstraram interesse em aprender a tocar os instrumentos da Orquestra Universitária. O capelão foi solícito e se propôs a ensiná-los.
Figurinistas de Porto Alegre, os cursos de Design de Moda, Estética e Cosmética e Dança do campus, juntamente com a professora Camila Bauer, integraram o grupo que deu uma nova roupagem para a história do Filho Pródigo. O evento contou com patrocínio da Fundação Ulbra (Fulbra).
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras