Reconhecimento
Doutoranda do PPGBioSaúde recebe premiação em Santa Cruz do Sul
Aluna conquistou o prêmio de destaque na modalidade pôster
A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Graziele Bello, recebeu o prêmio de destaque na modalidade pôster durante a programação do II Workshop da Rede Sul de Microbactérias, II Mostra Estadual de Atenção à Saúde Prisional e IV Encontro Regional de Tuberculose, realizado nos dias 22 e 23 de outubro na cidade de Santa Cruz do Sul.
O trabalho Padronização de Ensaios de PCR em Tempo Real para a Identificação de Mycobacterium Tuberculosis Resistentes a Isoniazida é realizado no campus Canoas, sob a orientação da professora Maria Lucia Rossetti.
"A premiação obtida no evento, que teve como tema central a tuberculose, foi de grande importância e bem merecida. A aluna Graziele é uma aluna muito dedicada e há tempos tem mostrado que, com trabalho e seriedade, ainda é possível fazer uma pesquisa com resultados que podem impactar a saúde deste país", acrescentou a orientadora.
O prêmio, de acordo com a docente, destaca também a necessidade que ainda existe de buscar melhores formas de diagnosticar e tratar o doente, e que os problemas com a doença são muito atuais e merecem atenção para que no futuro não existam mais casos da doença.
Rossetti finalizou salientando que, "para o programa de pós-graduação, além da divulgação inerente, este reconhecimento evidencia a qualidade e relevância dos trabalhos desenvolvidos por professores e alunos. Esta pesquisa com tuberculose tem sido destaque em diferentes oportunidades, o que reforça e estimula a sua continuidade pelo nosso grupo e também é um incentivo para o PPGBioSaúde, que, mesmo diante de um cenário econômico adverso, tem apostado firmemente na pesquisa e formação de profissionais para a área de saúde".
O evento
A programação realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) abriu espaço para discussão sobre tuberculose no âmbito regional, nacional e internacional, assim como proporcionou o debate entre pesquisadores do Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros, especialistas na área.
As atividades propostas oportunizaram também a divulgação de resultados de estudos e relatos de experiências exitosas de pesquisa e extensão, intercâmbio entre acadêmicos e profissionais da saúde e do sistema prisional.
As análises epidemiológicas e sociológicas da situação de saúde no âmbito dos direitos humanos, da tuberculose e micobacterioses, com debates sobre a equidade, as estratégias para a melhoria da gestão dos processos de trabalho e os desafios sociais e científicos acerca da saúde-doença-cuidado e de seus determinantes, marcaram o evento, já conhecido como um espaço privilegiado de discussão científica com relevantes informações para a formulação das políticas de saúde.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra