Grupo de Estudos
Negritude, Educação e Cinema é tema de estudos e debate
Acadêmicos analisam o negro na sociedade brasileira
Há controvérsias. Alguns são a favor do sistema de cotas raciais, outros não. Parte do grupo acredita que o documentário Vista Minha Pele exagerou na representação, outros não. “Fiquei impressionado ao me colocar do outro lado”, comentou André Antunes Maciel, em relação ao vídeo de Joel Zito Araújo, cineasta e pesquisador mineiro, que tematiza o negro na sociedade brasileira na produção de seu trabalho. Nesse trabalho, o estudioso faz a inversão de papéis na questão do preconceito racial.
Vista Minha Pele foi o primeiro vídeo analisado pelo grupo de estudos Negritude e Educação: análise sobre o cinema de Joel Zito Araújo. O encontro inaugural ocorreu na última sexta-feira, 31.08, e contou com a participação de aproximadamente 15 pessoas, todos estudantes do curso de Direito da ULBRA. No entanto, o grupo é aberto para toda a comunidade acadêmica.
O grupo surgiu devido à pesquisa da mestranda Viviane Schacker Militão e professora do curso de Direito na Universidade, que aborda a temática sobre negros no cinema brasileiro de Joel Zito Araújo. “Tive a ideia de trabalhar com meus alunos esse tema, em razão de não haver nenhuma disciplina específica no curso de Direito que trate do assunto”, complementa a professora. Ela ainda informou que o objetivo dela com o grupo é analisar como o cinema trabalha a negritude na cultura brasileira. “A meta é fazer com que o aluno perceba o quanto este artefato cultural (o cinema) produz e reproduz significados, cotejando as ações afirmativas existentes.”
O grupo tem encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras, das 18h às 18h45, na sala 208 do prédio 1 do campus Canoas. Os próximos acontecem dias 14 e 28.09, 05 e 26.10, 09 e 23.11 e ainda serão analisados o documentário A Negação do Brasil e o filme Filhas do Vento. Os interessados em participar devem contatar a Coordenação do Curso de Direito pelo telefone (51) 3477.9142 ou por e-mail: secdireito@ulbra.br.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024