Conscientização
Curso de Fisioterapia promove ações em alusão ao Dia de Combate ao AVC
Atividades ocorrem ao longo de toda a semana
29 de outubro é conhecido como o Dia Mundial do Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Pensando nisso, o curso de Fisioterapia da Ulbra Canoas organizou diversas atividades durante essa semana como forma de conscientização em relação ao tema. As ações iniciaram com uma caminhada na Universidade, nesta segunda-feira, 29 de outubro, para a distribuição de panfletos. A campanha deste ano é focada na reabilitação do paciente. As atividades foram organizadas pela professora Simone Poletto.
O objetivo principal da ação é mostrar para a população quais são os sinais e como identificar se o indivíduo está tendo um AVC para que ele possa procurar ajuda o mais breve possível. "Queremos conscientizar as pessoas e fazer com que saibam quais são os sintomas. Se o paciente chegar no hospital em até quatro horas e meia, pode tomar uma medicação que reduz as chances de ter alguma sequela", conta a professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da Instituição, Claudia Fernandes.
A docente dá algumas dicas para identificar os sintomas. "O primeiro é pedir para a pessoa sorrir, pois a boca pode ficar torta. O segundo é pedir um abraço e, caso ela não consiga levantar o braço, temos mais um sintoma. E o terceiro é pedir para que fale alguma coisa ou cante uma música para saber como está a fala", explica a docente. Se o paciente estiver com os sintomas, precisa ligar para o Samu, através do 192, ou se dirigir a uma emergência.
De acordo com Claudia, a Fisioterapia tem um papel importante tanto na conscientização quanto na recuperação. "Desde que o paciente está no hospital, a fisioterapia o ajuda na orientação e estimulação motora. Quanto antes ele começar a reabilitação, melhor será a recuperação", avalia a professora. Além da caminhada, o curso promoveu no turno da noite uma mesa redonda com a participação de Cláudia, do neurologista e professor da Ulbra Jorge Winckler e da enfermeira Ana Lúcia Albrecht com a temática AVC: Uma Visão Multidisciplinar.
Universidade oferece tratamento fisioterapêutico
A Instituição dispõe de atendimento fisioterapêutico para pacientes que sofreram AVC. O tratamento é gratuito e é realizado na clínica-escola de Fisioterapia, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. Além disso, o curso possui um projeto chamado Reabilitação Funcional. "Nele, temos atividades em grupo com o objetivo de tratar e orientar todos os pacientes para que eles consigam ter uma melhora na qualidade de vida", finaliza docente. A clínica-escola fica localizada no prédio 22 da Ulbra e o telefone para contato é o (51) 3477-9198.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema