Centro de Estudos
Ciepre celebra 15 anos com semana de atividades
Projeto realizou dois eventos para comemorar o aniversário
Desde a terça-feira, 23, o Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Psicomotricidade Relacional (Ciepre) tem realizado atividades comemorativas pelos 15 anos de sua fundação. O projeto de extensão convidou a professora Mara Lúcia Salazar, cofundadora da iniciativa, que ministrou uma palestra sobre os principais acontecimentos desde a sua criação em 2002.
A professora Mara, que trouxe consigo diversos casos de pessoas que construíram a história do projeto, principalmente em seu início, ao discorrer sobre as passagens dessas pessoas pelo Ciepre, relatou a importância de cada participação no engrandecimento do Centro e também na vida profissional de diversos facilitadores que, após a experiência, seguiram carreira em projetos sociais voltados às pessoas com deficiência. "Isso é o mínimo de pessoas que estiveram conosco e nos ajudaram no começo de tudo", disse ela, enquanto relembrava mais nomes.
A diretora de Extensão da Ulbra, Simone Brum Imperatore, também fez parte da bancada que palestrou aos presentes no auditório 119 do prédio 6. O tema proposto por ela foi a Extensão Como Espaço de Aprendência na Educação Superior, dando ênfase aos projetos de extensão que propiciam o crescimento profissional e social dos acadêmicos. A professora falou do diferencial da Universidade que, segundo ela, institucionalizou 11 programas de extensão, "estudando a realidade local de cada uma das unidades espalhadas pelo país", ressaltou durante sua fala.
Almoço reuniu participantes para comemoração
Já na quarta-feira, 24, o projeto promoveu um almoço no restaurante Fresco Tempero com os alunos em atendimento, seus familiares, professores e facilitadores. O objetivo era confraternizar com todos aqueles que fazem a iniciativa se firmar como uma das mais bem-sucedidas da Instituição. Atualmente, cerca de 110 pessoas são atendidas semanalmente por alunos de nove cursos da Universidade. Só no primeiro semestre deste ano, o Centro realizou mais de mil atendimentos aos alunos e quase 1.100 aos familiares. Toda essa assistência só é possível com a ajuda das pessoas que se voluntariam. Ao todo, são 42 alunos participando, sendo seis bolsistas.
O suporte da Instituição também é essencial, segundo Ivan Basegio, que é o coordenador do Ciepre. "Nós sempre tivemos um apoio muito forte por parte da Reitoria e da Coordenação de Extensão. Eu já trabalhei em outras universidades e percebi que a Ulbra é uma das que mais se preocupa com a questão da inclusão", destacou o professor, que disse ser visível esse trabalho impactante quando se nota "vários alunos nos cursos de graduação com deficiência, que estão estudando e, inclusive, participam do projeto como facilitadores", completou.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras