Parceria
Complexo Esportivo sedia as Olimpíadas da Federação Nacional das Apaes
Evento acontece no início de dezembro e reunirá 1,5 mil participantes
A Ulbra, através da direção do campus Canoas, se reuniu com representantes da Federação Nacional das Apaes nesta sexta-feira, 26, para tratar sobre a XXII Olimpíadas Especiais das Apaes, que será realizada entre os dias 3 a 8 de dezembro, no Complexo Esportivo da Universidade.
Estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Planejamento e Administração da Ulbra, José Paulinho Brand, o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, o gerente administrativo, Alexandre Berton, o presidente da Apae de Canoas, professor Paulo Bogado, o presidente nacional da Apae, José Turozi, a coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento, Adriana Marques, o diretor de Relações com o Mercado, Adilson Ratund.
Para José Turozi, a expectativa para o evento é a melhor possível. Ele também chama atenção para o objetivo das Olimpíadas, que é fazer com que as pessoas com deficiência ocupem seus espaços e provem para si e para a comunidade que podem participar de atividades esportivas. "Além da integração nacional, já que o Brasil inteiro estará aqui representado", explica.
Um dos destaques desta edição será a parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Band, braço da emissora responsável por ações sociais. Durante os quatro dias de competição, uma unidade estará na Ulbra para cobrir o evento e entrar ao vivo na programação nacional do canal.
O evento é realizado e promovido pela Federação Nacional das Apaes com o apoio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Serão 11 modalidades esportivas: atletismo, natação, handebol, futsal, xadrez, vôlei, bocha, tênis de mesa, futebol sete, ginástica artística e ginástica rítmica.
A atividade reunirá mais de 1,5 mil participantes, entre atletas, juízes, coordenadores, familiares e diversos profissionais da área esportiva. Serão 23 estados representados, com o objetivo de estimular a ação participativa e integrada para inclusão na sociedade por meio de práticas esportivas.
As Olimpíadas Especiais das Apaes são realizadas a cada triênio. Em 2019, a entidade promove o Nossa Arte, onde haverá apresentações de teatro, dança, música e reunirá cerca de 1,3 mil alunos, em Manaus.
Sobre a Apae
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) nasceu em 1954 no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção íntegra à pessoa com deficiência, prioritariamente àquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2 mil municípios em todo território nacional.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras