Pós-graduação
PPGEDU promove oficina sobre os processos do comitê de ética
Atividade aconteceu na sala 218 do prédio 14
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra promoveu na tarde desta quinta-feira, 25 de outubro, a oficina Os processos dos comitês de ética, ministrada pelo professor doutor Luiz Felipe Zago. A atividade tinha como objetivo mostrar o passo a passo do processo de admissão de pesquisas junto ao comitê de ética da Universidade. A oficina aconteceu na sala 218 do prédio 14 do campus Canoas.
O programa oferece atividades similares semestralmente. As oficinas sempre dialogam sobre temas específicos de metodologia ou tema de pesquisa no campo da educação. Desta vez, o foco foi no processo de apreciação das pesquisas nos comitês de ética."São desenvolvidas na Instituição diversas pesquisas com seres humanos, ou seja, através de entrevistas ou aplicação de questionários, por exemplo. Todas essas pesquisas precisam passar pelo comitê, seguindo uma das diretrizes da Universidade", explica Zago.
De acordo com o ministrante, um grupo de professores recebe os projetos e delibera sobre aspectos de ordem metodológica e ética da relação do pesquisador com os participantes da pesquisa. "Isso, de certa maneira, evita alguns constrangimentos legais e protege a Instituição e os pesquisadores. O comitê é uma instância que procura tornar o processo de pesquisa mais honesto e transparente para todos os envolvidos", declara.
Na oficina, o docente mostrou como este processo funciona e apresentou tudo que é exigido do ponto de vista ético para que uma pesquisa seja aprovada. Além disso, passou algumas dicas e orientações de como escolher um determinado método e como apresentar o projeto de pesquisa para o comitê de ética. Para Zago, atividades como essa servem para qualificar o trabalho que é desenvolvido dentro da Universidade. "A função da pós-graduação é formar pesquisadores e, com ações deste gênero, estamos abrindo uma possibilidade de qualificação na formação desses profissionais", finaliza.
Para a aluna do PPGEDU, Kamyla Dias, saber como funciona o comitê é fundamental, principalmente em relação às suas normas. "Quando vamos fazer uma pesquisa sempre nos deparamos com a questão da ética, se o trabalho ultrapassa alguma barreira. Ter essas informações é muito importante para sabermos até que ponto podemos ir com o nosso projeto", conta.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras