Premiação
Festival Book Trailer premia os destaques desta edição
Evento contou com a participação de diversas escolas do município
O projeto Fome de Ler completa 15 anos em 2018. Entre as suas atividades está o Festival Book Trailer que está na sua quinta edição. Nesta terça-feira, 23 de outubro, aconteceu a premiação dos melhores vídeos produzidos pelos alunos das escolas municipais que integram o Fome de Ler. O Festival é dividido em três categorias: mirim, para estudantes de séries iniciais; júnior, para as turmas de sexto e sétimo ano, e o juvenil, voltado a alunos de 8º e 9º anos, ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os Books Trailers são criados pelos alunos sob a supervisão de um professor. Depois que as escolas elegem um autor, os estudantes escolhem uma de suas obras para criar um vídeo de no máximo três minutos contando a sua história. Em seguida, é realizada uma votação nas escolas sedes para a escolha dos melhores Books Trailers.
Na 5ª edição do Festival foram inscritos 75 vídeos. O evento tem como objetivo promover um diálogo entre a tecnologia e a literatura a partir da participação dos alunos. Os ganhadores foram escolhidos por meio de votação nas nove escolas sedes. Mais de três mil estudantes participaram da escolha dos melhores vídeos.
De acordo com a coordenadora do programa Fome de Ler, Ângela Rolla, a ideia de criar o festival surgiu a partir de observações em que os Book Trailers eram um recurso utilizado pela editoras na divulgação dos livros. "Estamos sempre procurando novos recursos para incentivar a leitura", explica. A docente conta que no início foi difícil, pois o recurso de vídeos não era usado com frequência nas escolas. "Para essa produção, é preciso a leitura da obra, o debate e a elaboração do roteiro. Eles trazem temas muito interessantes. Essa atividade aproxima o aluno do hábito de ler e isso é o mais importante", afirma.
Projeto Fome de Ler
O Fome de Ler tem como principal objetivo o desenvolvimento do letramento literário das crianças. Ângela conta que essa meta vem sendo alcançada ao longo de todos esses anos. "Os estudantes entram em contato com escritores e fazem um trabalho de preparação para esses encontros", declara. O contato dos alunos com a leitura melhorou com o recurso do vídeo. "As outras crianças assistem e ficam empolgadas. Querem conhecer as obras utilizadas na elaboração dos Books Trailers", finaliza.
Premiação
Uma das escolas vencedoras foi a Tancredo Neves, que recebeu o 1º lugar nas categorias júnior e juvenil. A professora responsável por ambas as produções, Daniela Saraiva, conta que a escolha das obras se deu depois de um contato que o próprio autor fez com a escola. "São livros muito interessantes, que contam a realidade dos adolescentes, pois tratam de bullying, de família, várias temáticas que eles gostam. Além disso, as obras possuem uma linguagem mais acessível, o que torna a leitura de fácil compreensão", explica.
Para a docente, essas atividades são importantes porque incentivam a leitura desde cedo. "Isso faz com que os alunos consigam ter uma compreensão melhor do mundo em que vivemos, funciona muito bem porque eles não ficam restritos apenas ao livro físico", finaliza.
Confira as escolas premiadas
Categoria Mirim
1º Lugar: Pega na Mentira
Autor: Léo Cunha
EMEF Gonçalves Dias
2º Lugar: Os casos do detetive Bolotinha
Autor: Kalunga
EMEF Santos Dumont
3º Lugar: O fusquinha cor-de-rosa
Autor: Caio Riter
EMEF Nancy Pansera
Categoria Júnior
1º Lugar: Céu de um verão proibido 71
Autor: João Pedro Roriz
EMEF Tancredo Neves
2º Lugar: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
EMEF Gonçalves Dias
3º Lugar: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
EMEF Gonçalves Dias
Categoria Juvenil
1º Lugar: O mistério das quatro estações 91
Autor: João Pedro Roriz
EMEF Tancredo Neves
2º Lugar: A filha das sombras
Autor: Caio Riter
EMEF Nancy Pansera
3º Lugar: Fala sério, mãe
Autor: Thalita Rebouças
EMEF Nancy Pansera
Categoria Especial
Mirim: A velhinha e o porco
Autor: Rosinha
EMEF Rio de Janeiro
Júnior: Quarto de Despejo
Autor: Carolina Maria de Jesus
EMEF Pinto Bandeira
Juvenil: Um corpo na biblioteca
Autor: Agatha Cristie
EMEF Rondônia
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras