Em Nome da Ciência
Imprensa Negra Carnavalesca pauta tese de doutorado
Pesquisa é desenvolvida pelo professor de História, Roberto dos Santos
Professor de História desde 1991, disciplina que leciona no curso de graduação da Universidade Luterana do Brasil e em escolas estaduais do Rio Grande do Sul, Roberto dos Santos, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), que tem ênfase em Estudos Culturais.
A pesquisa sobre o tema Imprensa Negra Carnavalesca vem sendo realizada sob a orientação da docente Maria Angelica Zubaran, com base nas ideias vinculadas aos estudos em torno da Pedagogia da Negritude: jeitos de ser negro em Porto Alegre, que, em 2007, pautou sua dissertação de mestrado.
A análise foi realizada em artefatos culturais relacionados à imprensa negra carnavalesca, uma categoria diferenciada, vinculada especificamente em como as escolas de samba e os carnavalescos conseguem nomear a si mesmos.
"Chegar nesta construção é um dos resultados mais interessantes obtidos até o momento, considerando que esta prática jornalística está mais presente no centro do país, não nas pesquisas, mas sim em periódicos que falam sobre carnaval. O meu estudo versa sobre Porto Alegre, onde somos precursores na abordagem do tema", salientou Santos.
Ao nomear e definir como categoria editorial a Imprensa Negra Carnavalesca, o doutorando se descobriu neste pioneirismo no Rio Grande do Sul, conceito que, além de importante, é politicamente representativo, pelo fato da ideia que se tem de a cultura afrodescendente ser inexistente e invisível no estado. "A partir do momento em que você nomeia, que fala de uma prática extremamente importante e que vai influenciar também a região central do Brasil, começa-se a colocar outros itens importantes que merecem ser pensados", acrescentou o professor.
O viés de pesquisa que caracteriza os Estudos Culturais em Educação, destaca o uso dos artefatos culturais e seus processos de aprendizagem, considerados pelo docente como derivados das escolas ou da compreensão de uma educação formal. "Entretanto, existem outras formas de se aprender e de se ensinar, sem ser especificamente vinculadas às instituições de ensino tradicionais. Um destes caminhos é a mídia, de onde tiramos diversas oportunidades e instrumentos, que chamamos de artefatos culturais, que nos permitem aprendizado, troca e autoconstituição como sujeitos", detalha Roberto, sobre o trabalho que usa como base periódicos da imprensa negra.
Dia C da Ciência
A Ulbra encerra hoje, 24 de outubro, a série de reportagens Em Nome da Ciência, lançada em 26 de setembro, com o objetivo de valorizar e promover os estudos que estão sendo realizados dentro da Universidade e sua importância para a sociedade.
Na quarta-feira, 17 de outubro, data que marcou a comemoração do Dia C da Ciência e das atividades referentes a 15ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no campus Canoas, foram realizadas oficinas, palestras e show musical para alunos de 14 instituições de ensino do município e região.
Confira a última reportagem da série produzida pela Ulbra TV.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
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