Terceira Idade
Ulbrati comemora 25 anos de atividades voltadas aos idosos
Projeto criado em 1993 se consagra como um dos mais antigos da Ulbra
No último sábado, 20, o projeto de extensão Ulbra na Terceira Idade (Ulbrati) realizou um jantar baile para comemorar as bodas de prata da iniciativa. A festa aconteceu no Salão Vip do prédio 11 e contou com homenagens e apresentações dos grupos artísticos do projeto. Inicialmente, o Ulbrati foi criado com o objetivo de trazer para a Universidade o público acima de 60 anos. Na época, as atividades estavam vinculadas ao curso de Pedagogia, com foco na leitura e estudos da área pedagógica. Ao longo dos anos, ocorreram mudanças na estrutura do projeto e outras atividades passaram a ser desenvolvidas.
Atualmente, o projeto é proposto pelo curso de Educação Física e tem como objetivo promover a saúde de idosos e pessoas acima de 60 anos da cidade de Canoas e região metropolitana. "Os cursos de Fisioterapia, Dança e Letras são parceiros na realização das atividades. Cada um possui um projeto vinculado ao Ulbrati", conta a professora Lidiane Feldmann, coordenadora do Ulbrati desde 2002.
Hoje, cerca de 125 pessoas participam do projeto realizando atividades físicas, aulas de dança, teatro e coral. O acompanhamento profissional é realizado desde a chegada do idoso, quando ele passa por uma avaliação para verificar sua condição de saúde e, assim, ele é orientado nos exercícios e demais atividades que quiser integrar.
Eva Souza da Rosa, de 65 anos, é moradora de Canoas e integra o projeto desde o início do ano. Ela afirma que sua saúde melhorou significativamente com os exercícios físicos orientados pelo projeto. "Eu faço pilates, musculação, funcional e hidroterapia. Estou amando participar. Eu sofria com a falta de ar e dificuldade para caminhar. Hoje eu consigo acompanhar o passo das outras pessoas", conta. Já dona Araci Montenegro é uma das participantes mais antigas. A idosa de 75 anos, moradora de Canoas, integra o projeto há mais de 20 anos e não pensa em se afastar tão cedo. "Isso é muito bom. Não tem coisa melhor", destaca.
Os interessados que quiserem participar do projeto devem ficar atentos aos períodos de inscrição que ocorrem, geralmente, no início do ano. O investimento é de R$ 180,00 por semestre ou quatro parcelas de R$ 45,00. Informações complementares podem ser obtidas através do telefone (51) 3477-9103.
Fabiane Pereira
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras