Causa Animal
Secretário de Meio Ambiente de Canoas participa de reunião no campus
Tema central foi possível acordo para o atendimento aos animais da cidade
Nesta quinta-feira, 18, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Canoas, Paulo Renato Paim, trouxe sua equipe ao campus para se reunirem com a Coordenadora de Educação Continuada, Dalva Santana, com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Cristine Fischer, e com o diretor do Hospital Veterinário, Paulo Aguiar. A pauta da reunião foi o alinhamento de um acordo de prestação de serviço da Universidade, visando atender os animais do município.
Com uma parceria de anos em diversos segmentos, a Prefeitura de Canoas e a Ulbra pretendem expandir a cooperação em projetos sociais e comunitários. A ideia, segundo as partes envolvidas, é dar prioridade ao atendimento de animais cuidados por pessoas de baixa renda. Aliado a isso, a coordenação do curso de Medicina Veterinária e a instituição demonstraram o interesse da inclusão dos acadêmicos nas ações voltadas à comunidade.
A atual administração, segundo o secretário, está focada em propor políticas públicas contra os maus-tratos e também de controle da população de animais de rua. De acordo com os dados fornecidos pela própria Secretaria de Meio Ambiente de Canoas, são cerca de 8 mil animais a serem castrados na cidade. A dificuldade de atender essa demanda pelo Centro de Bem-estar Animal fez com que o órgão procurasse a Instituição para realizar um projeto colaborativo voltado à causa.
O secretário Paim ressaltou a vontade antiga de desenvolver e expandir as atividades em conjunto com a Universidade. Para ele, a reunião é o "passo final" para a concretização do desejo de seguir adiante com os projetos da causa animal e, posteriormente, outros temas relacionados à pasta de Meio Ambiente. "Já existe uma parceria muito estreita entre nós, em diferentes campos do saber. Hoje, nós definimos objetivamente o que precisa ser feito para que essa parceria saia da intenção e vá para a realidade", completou.
Iniciativa que gera ganhos acadêmicos
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Cristine Fischer, foi enfática ao especificar o principal interesse acadêmico na proposta de parceria. Para ela, "a importância está vinculada na inserção dos nossos alunos à prática extencionista", corroborando a expectativa institucional em desenvolver saberes enquanto se relaciona com as comunidades do entorno do campus.
O diretor do Hospital Veterinário, Paulo Aguiar, seguiu na mesma linha da professora e destacou que "os acadêmicos terão a oportunidade de exercer a atividade profissional, juntamente com os professores, e também realizarão um importante serviço social às pessoas de baixa renda que serão atendidas", concluiu.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras