EDEQ 2018
Ulbra Canoas sedia o 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química
Evento busca qualificar a educação e o ensino de Química no Brasil
Na manhã desta quinta-feira, 18, a Ulbra, sediou a abertura do 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ). Com a temática "Os saberes docentes na contemporaneidade: perspectivas e desafios na/pela profissão em debate no evento", o evento reuniu professores universitários e de ensino básico, estudantes de licenciatura e profissionais que trabalham com políticas públicas voltadas à educação e o ensino de Química no Brasil, até o final da tarde desta sexta-feira, 19.
O encontro é promovido anualmente pela comunidade de Ensino de Química e, desde 1980, vem possibilitando o diálogo entre profissionais da área e estudantes. Tem como objetivo promover um grande debate sobre questões atuais de qualificação do ensino de Química, suas potencialidades, deficiências e melhorias.
Na ocasião, estiveram presentes o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antônio González Hernández, o capelão universitário, pastor Mario Fukue, o coordenador do curso de Química, Joel Cardoso, o Conselheiro Regional de Química da 5ª região, Leandro Rosa Camacho, e um dos primeiros mentores do EDEQ, Attico Chassot.
Na cerimônia de abertura, o coordenador do curso de Química, Joel Cardoso, salientou a importância do evento: "O objetivo é propor uma reflexão sobre o ensino de Química no país, debatendo as dificuldades e propondo melhorias, sempre em busca das metodologias de melhor qualidade", afirmou. Já o diretor do campus, Leonardo Haerter, ressaltou o desafio da educação na contemporaneidade. "O desafio é encarar as novas formas de aprendizado de cada aluno. Na época em que era aluno, o professor era a única fonte de informação. Ler o livro não pode ser o diferencial entre professor e aluno, é necessário que exista o debate", salientou.
O Conselheiro Regional de Química da 5ª região, Leandro Camacho, agradeceu a oportunidade de estar retornando à Universidade para participar do evento. "É sempre importante que a gente defenda a educação, o professor, pois cada profissão que existe teve um professor. Não existe sociedade sem educação", ressaltou Camacho. Attico Chassot, destacou a importância dos debates na academia. "Devemos aproveitar a situação delicada e radical do país e falarmos sobre a importância de um espaço democrático para debates, como a Universidade e como o EDEQ", ressaltou em seu discurso. O pró-reitor Acadêmico, Paulo Gonzales, destacou que "a discussão que transforma é necessária em um ambiente de educação", concluiu ele.
Ainda na cerimônia, os participantes prestigiaram um momento cultural conduzido pelo coral da Ulbra Terceira Idade (Ulbrati). A programação completa do 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química pode ser encontrada clicando aqui.
Luiz Felipe Machado
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema