Pesquisa
Dia C da Ciência é marcado por diversas atividades na Ulbra Canoas
Palestra, música e oficinas fizeram parte da programação
As comemorações da 15ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia foram iniciadas pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na quarta-feira, 17 de outubro, data marcada por ações alusivas ao Dia C da Ciência em todas as Instituições de Ensino Superior do país participantes da mobilização, que têm por objetivo mostrar à comunidade a importância da pesquisa e sua influência no cotidiano do cidadão.
A programação, que em 2018 aborda o tema Ciência para a Redução das Desigualdades, foi desenvolvida através da realização de palestra, show musical e oficinas para alunos de Esteio, Parobé, Santa Cruz do Sul, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Sinimbu e Canoas, município que sediou as atividades.
O projeto Integrando a Ciência, a Matemática e a Tecnologia para o Desenvolvimento da Cidadania e da Qualidade de Vida é fruto da parceria entre o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) com os cursos de licenciatura da Universidade e as cidades participantes.
Inclusão digital, educação financeira escolar, mulheres na ciência, física moderna, geometria, consumo sustentável e saneamento básico estiveram entre as temáticas das 18 oficinas realizadas no turno da tarde, destinadas a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, além de professores, acadêmicos de licenciatura e público em geral.
Cláudia Lisete Oliveira Groenwald, coordenadora do projeto e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, iniciou a manhã de atividades falando sobre a satisfação de organizar a 15ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia na Universidade: "o Dia C da Ciência é o resultado de um projeto que temos orgulho em fazer parte e que nos permite hoje acolher alunos de vários municípios para as oficinas que serão realizadas à tarde".
Na sequência, o reitor Ricardo Willy Rieth, que compôs a mesa ao lado de Cláudia, do pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, e da diretora de Pesquisa e Pós-graduação, Nádia Schroeder, declarou seu contentamento em ver o auditório lotado, destacando ainda o reconhecimento ao PPGECIM, cursos de licenciatura, campus Canoas e as parcerias governamentais que tornaram aquele momento possível.
"Hoje é uma excelente oportunidade de conhecermos outras pessoas, outras pesquisas e estarmos próximos, pois é estando próximos que vamos conseguir alcançar nossos objetivos", destacou Rieth.
Os acadêmicos Rafael Garrido (Matemática) e Danielle Tellier (Ciências Contábeis) brindaram os participantes com uma apresentação musical. Na continuidade da programação, as professoras Marlise Geller e Maria Adelina Raupp Sganzerla falaram aos presentes sobre Tecnologia Assistiva: acessibilidade para todos.
No total, 14 instituições de ensino participaram do Dia C na Universidade, cinco da Rede de Escolas da Ulbra e outros nove de colégios da região, evento que contou também com a presença de Elizo Alves e Gerson Martins, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, que estiveram em Canoas para acompanhar a realização das atividades contempladas pelo edital de apoio que, em parceria com CNPq, beneficiou 190 instituições no Brasil.
Confira a matéria publicada no Diário de Canoas, na quinta-feira, 18 de outubro, sobre o evento.
O Núcleo de Produção Audiovisual (NPA) da Universidade também preparou uma reportagem especial sobre as ações da data. Confira aqui!
Créditos:
Editores: Marlova Tomasini e Alessandra Velasques
Matéria: Marlova Tomasini
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras