Acessibilidade
Alunos do Ciepre fazem intervenção artística
Estudantes pintaram a banca da Editora da Ulbra
Depois de um convite para um café, o diretor da Editora da Ulbra, Astomiro Romais, teve uma ideia: convidar os alunos do Atelier de Artes do Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (Ciepre) para pintar a banca da Editora que será usada na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os professores responsáveis pelo projeto, Rozimeri Ranzolin e Ivan Basegio, prontamente aceitaram o convite. O resultado? Uma linda banca personalizada pelos alunos será usada na Feira deste ano.
O projeto Ciepre surgiu em 2003, na Universidade, com o intuito de atender pessoas com e sem deficiência a partir da Psicomotricidade Relacional. Ao longo dos anos, foram criados grupos de estudo e os acadêmicos voluntários passaram a atuar como facilitadores no atendimento às crianças, adolescentes e adultos com deficiência. No Atelier de Artes, os alunos desenvolvem atividades artísticas. "Em um primeiro momento, temos a parte do relaxamento e combinações, depois a atividade artística e, no final, a partilha das atividades que normalmente são feitas com os pais também", conta a professora Rozimeri.
De acordo com a docente, são criadas diversas atividades que fazem com que os alunos entrem em contato com as suas próprias dificuldades. "Nós não olhamos para o que eles não conseguem fazer, focamos naquilo que é possível fazer", explica. São realizadas ações com texturas, argilas, onde os participantes do projeto desenvolvem novas habilidades. "Cada um dentro da sua potencialidade está tentando desenvolver as suas qualidades, os seus talentos e as suas competências. Isso é o que buscamos trabalhar com eles", avalia Rozimeri.
Para o professor e coordenador do Ciepre, Ivan Basegio, a utilização das artes visuais como forma de educação é fundamental para os alunos. "Esse tipo de trabalho tem algo muito legal que é o fato de o aluno ficar mais concentrado para conseguir criar a partir das suas motivações. Através da arte, os alunos conseguem se expressar e mostrar todas as suas potencialidades", avalia.
Resultados impressionam e participantes aprovam
Um dos responsáveis pela pintura é o aluno Guilherme Calone que aprovou a iniciativa. "Adoro participar do projeto. Quando estou aqui, todas as quartas-feiras à tarde, sinto muito alegria, já que a pintura é a minha atividade preferida", conta. Essa ação foi perfeita para o Guilherme.
Solange Silva, acadêmica do 8º semestre do curso de Artes Visuais, e Débora Furtado, estudante do 4º semestre de Fisioterapia, são monitoras voluntárias do projeto há mais de uma ano. "Para nós é uma satisfação imensa ver que o nosso trabalho tem um grande significado na vida deles", declara Solange. Para Débora, as atividades desenvolvidas por eles proporcionam uma melhora na atividade motora. "Além disso, contribuem para um melhor convívio social e interativo", avalia.
A ideia para essa intervenção partiu de Astomiro Romais, diretor da Editora da Ulbra. "Achei extremamente relevante pelo aspecto da inclusão", expõe. No ano passado, o curso de Design da Universidade ficou responsável pela personalização da banca da Editora na Feira do Livro de Porto Alegre. "Estamos sempre buscando privilegiar o que é feito aqui dentro da Instituição, a partir disso tive a ideia de convidá-los e eles prontamente aceitaram", declara. Romais conta que ficou impressionado com o resultado. "Durante todo o processo, os alunos se divertiram. Dava para ver em seus rostos que estavam felizes", finaliza.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras