Dia dos Professores
Ulbra homenageia professores com culto e atrações musicais
Eventos foram realizados a noite, na capela e no saguão do prédio 11
Nesta terça-feira, 16, a Universidade homenageou os professores pela data comemorativa do Dia dos Professores, que foi celebrada no dia 15 de outubro, ontem. Após a realização de um culto na capela, a Orquestra Universitária da Ulbra se apresentou durante o intervalo das aulas do turno da noite, no saguão do prédio 11, acompanhada de um grande público.
Responsável por conduzir o culto que ocorreu na capela universitária, o pastor Mário Fukue falou sobre a importância do ofício do professor. Docente de Teologia, ele comparou o ato de lecionar em uma universidade confessional com uma dança, "onde nós aprendemos e ensinamos, onde o objetivo único é amar a Deus e ao nosso próximo". O diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, ressaltou a valorização que a Ulbra busca dar aos seus docentes. "Os professores merecem todo o nosso respeito, toda a nossa consideração, pois é um profissional que age e transforma a vida das pessoas", reconheceu ele.
Também presente na cerimônia, o reitor Ricardo Willy Rieth falou sobre o momento que vive o país, principalmente sobre o perigo da propagação de fake news. Em relação a isso, ele destacou a importância dos professores como balizadores morais e éticos dos acadêmicos. "As pessoas precisam de referências nessa caminhada, nessa trajetória, de pessoas que as auxiliem a testar a veracidade e a pertinência de todas as informações que não param de chegar diariamente", ressaltou em seu discurso para os professores que compareceram.
Eventos contaram com atrações musicais
Ainda na capela, a cerimônia em alusão ao Dia do Professor contou com a primeira atração musical da noite. A aluna Rose Siqueira, do curso de História, cantou para os presentes, acompanhada de piano ao fundo. Em seguida, ela agradeceu a oportunidade e disse acreditar que "o futuro e o desenvolvimento do Brasil não estão nas armas, mas nas mãos de todos vocês", se referindo aos professores que estavam no local.
Mais tarde, a Orquestra Universitária da Ulbra realizou a apresentação de um repertório de músicas da banda sueca Abba. Entre as canções estavam Dancing Queen e Mamma Mia, sucessos do final dos anos 70. O maestro Paulo Brum explicou a escolha. Segundo ele, "as letras são ricas e falam da humanização do amor entre as pessoas". Paulo, que também é professor, destacou a importância da docência e a felicidade desses momentos de reconhecimento: "é uma alegria ser lembrado, ainda mais diante do contexto do nosso país, onde muitas vezes o professor não é valorizado da forma que se deve", concluiu.
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras