EDEQ
Ulbra se prepara para o 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química
Evento acontece no prédio 1 do campus Canoas nesta semana
O 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) acontece nos dias 18 e 19 de outubro na Ulbra Canoas. Este é um evento promovido anualmente pela comunidade de Ensino de Química e, desde 1980, vem possibilitando o diálogo entre profissionais da área e estudantes. Tem como objetivo promover um grande debate sobre questões atuais de qualificação do ensino de Química, suas potencialidades, deficiências e melhorias.
O encontro é voltado para professores universitários e de ensino básico, estudantes de licenciatura e profissionais que trabalham com políticas pública que buscam qualificar a educação e o ensino de Química no Brasil. São esperados para essa edição cerca de 600 participantes. Ao todo, 240 trabalhos inéditos de pesquisadores, alunos de pós-graduação e acadêmicos de Química serão apresentados.
O encontro oferecerá 30 minicursos nas diversas áreas da Química. Entre os cursos ofertados estão o Ensino de Química no Âmbito de Educação Inclusiva de Surdos: materiais adaptados e divulgação de sinais científicos, com o especialista em Libras e Educação para Surdos, Vinicius Carvalho, e o curso Smartphones e Tablets no Ensino de Química, com Aline Nichele e Letícia Zielinski, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Além disso, serão diversas palestras e mesas-redonda com profissionais de todo o país e do Uruguai. O professor Gerson Mól, da Universidade de Brasília (UNB), irá falar sobre a inclusão no ensino de química. Os docentes Ricardo Gauche, da UNB, e Tânia Salgado, da UFRGS, vão abordar a temática de formação de professores. Já Helder da Silveira, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresentará as políticas públicas no ensino da área. Esses são apenas alguns dos palestrantes que participarão do evento na Instituição.
Esta é a terceira vez que a Universidade recebe o EDEQ. Neste ano, é realizado em parceria com a Extensão da Ulbra Canoas e o Conselho Regional de Química. De acordo com o coordenador dos cursos de Química da Instituição, Joel Cardoso, a participação neste evento é muito importante, pois reunirá pessoas de todo o Brasil para discutir as possibilidades e tendências do estudo de Química. "É um momento de debate e troca de experiências entre todos os participantes, sejam eles professores ou acadêmicos. O nossos palestrantes virão apresentar seus conhecimentos para enriquecer a área do ensino de Química", conta.
A programação completa do 8º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química pode ser encontrada clicando aqui.
Para participar dos minicursos, os interessados devem realizar inscrições para as atividades escolhidas. Serão, ao todo, 30 minicursos.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras