Rede de Inovação
Workshop reflete sobre inovação de produtos aplicados à saúde
Evento recebeu a secretária de Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta
A criação de oportunidades e os desafios e soluções para o setor de produtos aplicados à saúde foram o centro das discussões de um workshop que a Rede de Inovação em Tecnologias para a Saúde (RIT Saúde Ulbra) promoveu ao longo de toda esta terça-feira, 9, no Plenarinho do prédio 10 do campus Canoas. Representantes de empresas dos setores de medicamentos, produtos para a saúde e cosméticos, profissionais que buscam empreender e a comunidade acadêmica refletiram sobre o panorama atual do mercado, aspectos regulatórios, suporte ao desenvolvimento e à inovação e financiamento de projetos de inovação.
Os participantes também conheceram cases na área e o trabalho que vem sendo desenvolvido, desde 2015, pelo Cluster de Tecnologias para a Saúde RS, que atua com o objetivo de alavancar o setor e do qual a Ulbra é signatária ao lado de outras 70 instituições e 700 profissionais. "Trata-se de um setor economicamente importante que necessita de inovação e quanto mais integrado estiverem esses atores, universidades e empresas, mais otimizado será o sistema de desenvolvimento de produtos e tecnologias para a área", destacou o coordenador do Programa de Pós-graduação em Genética e Toxicologia Aplicada da Ulbra, professor Hermes Luis Amorin. Essa foi a primeira vez que o grupo da Universidade que integra o Cluster promoveu um evento para debater a inovação no setor.
"O nosso papel enquanto Universidade é promover debates e projetos de desenvolvimento juntamente com as empresas e centros de tecnologia, atuando como facilitadores desse processo de desenvolvimento", complementou a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis da Ulbra, professora Ester Schmidt Rieder. Ao lado deles, na mesa de abertura do evento, estavam o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, e o reitor Ricardo Willy Rieth, que colocou a Ulbra à disposição das instituições de ensino e pesquisa e das empresas para que o setor avance.
Estado comprometido com o segmento
Antes de o diretor-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães, iniciar a programação de palestras da manhã, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Susana Kakuta, falou sobre o comprometimento do Governo do Estado com a inovação tecnológica para o desenvolvimento de produtos na área da saúde. "O foco é que a inovação impacte no desenvolvimento econômico, gerando PIB e qualidade de vida para a população", explicou. Susana contou que o Cluster está finalizando um documento, com a participação da Ulbra, que reunirá o binômio da inovação com o desenvolvimento, perpassando setores-chave da economia, como o da saúde.
O trabalho, conforme a secretária, resultou num conjunto de seis diretrizes estratégicas com o objetivo de transformar o Rio Grande do Sul num estado de inovação. As diretrizes incluem educação para o desenvolvimento de produtos, ambiência favorável à educação, através da evolução de políticas públicas, inovação com governança de objetivos e responsabilidades compartilhadas, potencialização dos recursos e competências, sociedade mobilizada e a diretriz de transbordar o conhecimento para gerar desenvolvimento, fazendo com que o tema seja debatido além dos parques tecnológicos. "Essas reflexões surgiram a partir do Cluster, um projeto que consideramos inovador", concluiu Susana.
Além do Cluster de Tecnologias para a Saúde RS, o evento contou com o apoio do Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim RS), Sindicato das Empresas do Complexo Industrial da Saúde no RS (Sindicis RS), Sebrae RS, InnVitro P&D e Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech).
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
11
JULPPGOdonto Cirurgiã-dentista gaúcha assume vaga na Universidade de Iowa -
10
JULPPGProSaúde Aula inaugural trará desafios para a promoção da saúde
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes