Direitos Humanos
Direito promove gincana na abertura da III Jornada Acadêmica
Atividade do curso contou com provas solidárias e jurídicas
Nesta segunda-feira, 8, o curso de Direito da Ulbra Canoas realizou a abertura da sua Jornada Acadêmica que acontece anualmente e, neste ano, conta com a temática sobre Direitos Humanos. O tema foi escolhido em alusão ao aniversário de 30 anos da Constituição Federal e também à comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que está fazendo 70 anos.
No período da manhã, o curso já havia realizado um ciclo de apresentações de grupos de pesquisas voltados ao estudo dos Direitos Humanos. A atividade, realizada às 19h, no auditório 219 do prédio 1, foi dedicada à 2ª fase da Gincana Solidária, que contou com a arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12. Após isso, os alunos participaram de provas e rodadas de perguntas jurídicas.
A coordenadora de atividades do curso, Caroline Azenha Saraiva, destacou a necessidade de abordar o assunto. Segundo ela, a Jornada se faz necessária para "deixar claro aos nossos acadêmicos a importância dos Direitos Humanos, a amplitude desses direitos e a urgência que temos de lutar por eles, sem trabalhar com a ideia de diminuição". Na visão dela, a mídia difunde muito pouco os significados mais amplos como a defesa da liberdade de expressão como direito fundamental. "Existe um desvirtuamento dos Direitos Humanos, divulgam mais quando algum criminoso é preso e alguém vai defendê-lo, mas esquecem do direito de expressão, da liberdade para dizer o que se pensa, por exemplo", alertando para outro ponto de defesa da Declaração Universal pouco falado.
Alessandra Mizuta, coordenadora do curso, explicou o objetivo da ação. Para ela, "uma atividade mais lúdica insere os acadêmicos como protagonistas" e é necessário abrir espaço para que eles se sintam parte de algo maior, incentivando essa integração e discussão de assuntos importantes como os Direitos Humanos. Ela também já anunciou o tema da programação do ano que vem, focada na preparação dos alunos do curso para lidarem com as novas tecnologias. A próxima jornada abordará a Advocacia 4.0, segundo a professora.
Acadêmicos entendem a importância do tema
Assunto recorrente do curso, os alunos aprovaram a escolha do tema. Rafael Pereira, que está no 5º semestre, destacou a importância do debate. "É bom trazermos essa realidade sobre o que se trata e possibilitar que as pessoas entendam que é algo primordial na defesa dos direitos delas, não só de bandidos, como o senso comum pode indicar."
A acadêmica Cássia Fraiberger, do 8º semestre, ressaltou o papel dos futuros advogados na garantia dos direitos fundamentais. Para ela "o advogado busca defender os direitos das pessoas, principalmente quando se trata de igualdade e humanidade". Ela também reconheceu o importante esforço solidário do curso, que "contribui com os mais carentes, proporcionando um dia feliz para eles e nos trazendo aqui para confraternizar praticando o conhecimento", finalizou ela.
Programação continua hoje e amanhã
Nesta terça-feira, 9, pela noite, a Jornada Acadêmica receberá uma mesa redonda com debate sobre a legalização do aborto. Na quarta-feira, 10, também de noite, o curso recebe duas palestras com dois juristas importantes do Direito Administrativo, que vão tratar sobre a Constituição Federal, com ênfase nos Direitos Humanos e na comemoração dos 30 anos de sua criação.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras