#euvounaExpoulbra
Na Expoulbra, Relações Internacionais realiza palestra para coordenadores
Equipe da Universidade Feevale compartilhou suas experiências na área
Integrando a programação da Expoulbra 2018, na tarde desta quinta-feira, 4, a Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra promoveu uma palestra interativa com duas convidadas da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo. A Diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Cundari, falou sobre as experiências positivas do setor com outras instituições do exterior. Ela estava acompanhada pela Assessora Daiana Kessler, que complementou a apresentação dos casos.
A Ulbra, atualmente, conta com cerca de 50 instituições parceiras, em 17 países pelo mundo. Conforme Andréia Athaydes, assessora de Relações Internacionais da Universidade, "a política estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional prevê que os cursos passem a ter uma cultura de internacionalização". Ela considera que a Instituição pode ir além, com uma parceria mais profunda, não só intercâmbios. "Mais que uma política de mobilidade dos alunos, precisamos fomentar relacionamentos com as conveniadas, identificando projetos pedagógicos que tenham proximidade", destacou.
A professora palestrante, Paula Cundari, reforçou essa ideia de aproximação entre instituições de outros países. "Esse é um trabalho de conexão, estabelecimento de redes, para que os alunos e os professores possam ampliar seu campo de visão, enxergar uma perspectiva além dos muros". E ela deixa claro: "não se pensa em formar alguém, em pleno século XXI, sem habilidades e competências de um profissional global", reforçando a sua concepção de globalização e trabalho em nível mundial.
Um dos coordenadores presentes, José Lesina Cézar, do curso de Engenharia Mecânica, destacou a importância dessa reestruturação curricular. Na sua visão, isso "abre diversas possibilidades de intercâmbios, transferência de tecnologias, avaliações em bancas, educação continuada e aprimoramento profissional", que são iniciativas que a Universidade já busca promover gradualmente com o passar dos anos.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras