Educação
Programa de pós-graduação promove reflexão sobre a Escola Sem Partido
Temática foi abordada em aula aberta na tarde desta quinta-feira
O Programa de Pós-graduação em Educação da Ulbra recebeu nesta quinta-feira, 4 de outubro, a professora da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no Maranhã, MA, Amanda Thomé para a aula aberta com o tema Escola Sem Partido. A atividade aconteceu na sala 218, do prédio 14, através da disciplina Educação brasileira: perspectivas político-curriculares, ministrada pelo professor Luiz Felipe Zago. Seguindo neste tema, pela manhã, Amanda também falou para os acadêmicos do curso de Direito da Instituição, integrando a programação da Expoulbra.
O movimento Escola Sem Partido surgiu em 2004 e foi criado com o intuito de representar pais e estudantes contrários ao que chamam de doutrinação ideológica nas salas de aula das escolas brasileiras. Em 2015, projetos de leis inspirados no movimento começaram a ser debatidos em câmaras municipais, assembleias legislativas e no Congresso Nacional.
De acordo com a convidada, a Escola Sem Partido surgiu, inicialmente, em discussões relativas à educação básica. Cerca de 10 anos depois da criação do movimento, essa discussão se ampliou para a universidade. "O debate se estende de uma forma invisibilizada. Os projetos de lei que abordam o tema propõem a aplicação dentro de universidades, ou seja, a formação de universidades sem partido", explica.
Para ela, discutir essa temática dentro no âmbito acadêmico é muito importante, já que se trata de um espaço propício para isso. "É de se questionar a própria plausibilidade de uma universidade conseguir concretizar os fins a que ela se destina, que é a promoção de educação, respeitando os princípios do movimento escola sem partido", afirma Amanda.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
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