Motivação no trabalho
Extensão oferece capacitação para enfermeiros sobre liderança
Ação foi realizada para profissionais do Hospital Universitário
A rotina de um enfermeiro dentro de um hospital é muito corrida, atribulada a ponto de quase não dar uma brecha para que os profissionais possam, no ambiente de trabalho, passar por capacitações na área. Conhecendo essa realidade há 10 anos, a enfermeira Carolina Barcelos, coordenadora da unidade do 8º andar do Hospital Universitário, tem procurado, semanalmente, propor momentos para que a equipe possa discutir casos de pacientes e, principalmente, investir em treinamentos para o grupo.
"Dentro de uma unidade, o enfermeiro precisa liderar uma equipe de oito a nove técnicos de enfermagem, cada um com uma cultura, uma educação e comportamentos diferentes, por isso é necessário parar e refletir sobre as dificuldades que enfrentamos e como superá-las", justificou. E foi pensando nessa realidade que o Hospital buscou o curso de Enfermagem da Ulbra para uma reflexão sobre o que Carolina considera um dos principais desafios desses profissionais no dia a dia: a capacidade de liderar.
Ministrada pela professora Teresinha Valduga Cardoso, docente da Universidade há 32 anos, a atividade de Extensão Capacitação para Enfermeiros sobre Liderança, que ocorreu no último dia 26 de setembro, tratou sobre relacionamento interpessoal e discutiu como os profissionais da área da saúde podem aprender a delegar, orientar, educar, apresentar suas competências e serem justos com as equipes que lideram.
"Durante a graduação, na disciplina que ministro sobre Gerenciamento da Assistência de Enfermagem, essas competências são tratadas no currículo acadêmico, mas há pessoas com maior facilidade para essa função e outras com menos, e é preciso entender que ao receber o canudo o profissional precisará chefiar um serviço de enfermagem", justifica.
Competência pode ser desenvolvida
Para a docente, a competência se faz ainda mais necessária diante da realidade das instituições de saúde que, por vezes, apresentam dificuldades financeiras e o dimensionamento do quadro necessário. "Quando há carências na infraestrutura para que o trabalho do enfermeiro se desenvolva, são ainda maiores os desafios", explica.
No dia a dia dentro do Hospital, Carolina vivencia a dificuldade dos colegas para liderar equipes e atribui à falta de orientação para a função. "Em uma unidade superlotada, com uma equipe que trabalha 24 horas e mal consegue 15 minutos para sentar, é preciso achar um horário para aprender e se qualificar", completou.
Formada em Enfermagem há dois anos e liderando uma equipe de sete técnicos na unidade de Internação do Hospital Universitário, Natália Alves de Melo conta que só depois da formação se viu diante de um cargo de liderança e que o trabalho em equipe é marcado por desafios. "Com certeza vou refletir o que vi no curso e vai gerar resultados. É preciso estabelecer um bom vínculo com os colegas de trabalho e atividades como essa dão motivação para continuar tentando", completou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema