#euvounaExpoulbra
Ulbra comemora 10 anos do Salão de Extensão
10ª edição receberá cerca de 1,3 mil pessoas nos dois dias do evento
Nesta segunda-feira, 1º, a Ulbra realizou uma cerimônia com coquetel para comemorar os 10 anos do Salão de Extensão. A iniciativa é uma realização da Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade, sob coordenação da professora Dalva Santana, homenageada da noite.
Uma das principais responsáveis pelo sucesso do Salão de Extensão nos últimos anos, Dalva falou sobre a perspectiva comunitária na formação do aluno, dando ênfase na relação com outras instituições. "É importante o nosso aluno se relacionar, fazer networking, agregar conhecimento e perceber que não é só a gente que trabalha dessa forma. Isso faz com que o acadêmico agregue valor na sua formação, principalmente no que diz respeito à cidadania, transformação e protagonismo social."
O Salão de Extensão da Ulbra passou a receber trabalhos de outras universidades em 2014, o que resultou em uma participação maior e com mais interações entre os projetos desenvolvidos na região e a comunidade acadêmica. Dos 69 trabalhos inscritos em 2013, o número saltou para 300 na edição deste ano. São 10 temáticas, dos mais variados assuntos, que vão de acessibilidade ao desenvolvimento regional.
A aluna de Arquitetura, Ana Flávia Gonçalves Couto, da Ulbra de Santa Maria, aprovou a iniciativa. Segundo ela, é um compartilhamento de saberes incrível. "É um espaço onde podemos descobrir muita coisa em comum, o que é dado maior ênfase ou menor destaque em cada região, sobre diversas áreas."
A professora do curso de Jornalismo e coordenadora do projeto de extensão CineDiversidade, Gabriela Almeida, ressaltou que essas atividades "não possuem um caráter assistencialista, são uma forma de devolver de alguma maneira à comunidade aquilo que é produzido em termos de conhecimento". Seu colega e coordenador de curso, Deivison Campos, também destacou o trabalho realizado e o papel da Universidade junto ao seu entorno. "A Ulbra cumpre a sua função ao extrapolar os seus limites físicos e interagir em projetos fora do campus, isso agrega muito à formação dos estudantes e também dos professores", elogiou ele.
Instituição reforça apoio à iniciativa
O reitor Ricardo Willy Rieth foi uma das autoridades presentes na cerimônia. Ele contou um pouco sobre a história da Ulbra e traçou uma linha do tempo para ilustrar a importância da aproximação com a comunidade, por meio dos projetos de extensão. "Nos entendemos como uma comunidade de aprendizagem que quer ser eficaz e inovadora, então é importante que tenhamos uma relação próxima com o nosso entorno, pois eles precisamos de instituições que respondam aos seus desafios e às suas angústias", destacou.
O diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, corroborou o discurso do reitor Rieth e disse que "é o momento de a Universidade estar contribuindo para o contexto social de onde ela está envolvida, através de seus alunos, cursos e projetos". Além disso, ele reforçou que a Instituição não medirá esforços para "manter o ensino, a pesquisa e a extensão como os balizadores de qualidade e excelência da Ulbra", finalizou.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras