Novidade
Provas de natação dos Jogos Luteranos são realizadas no Sesc
Organização do evento utilizou infraestrutura da unidade parceira
Nesta quarta-feira, 26, alunos de quatro instituições de ensino da Rede de Escolas realizaram provas de natação na piscina da unidade do Sesc Canoas integrando a programação dos Jogos Internacionais Luteranos. A atividade reuniu atletas do Brasil, Uruguai e Argentina durante a tarde. A atividade foi acompanhada pelos professores das escolas San Pablo (Uruguai), Instituto Concórdia Misiones (Argentina), Ulbra Cristo Redentor e Ulbra São João.
Cada prova foi motivo de muita animação dos alunos que acompanhavam seus colegas e incentivavam a cada braçada na água. O aluno do Colégio Cristo Redentor, Rafael Monticelli, teve um bom desempenho e elogiou a experiência. "É o segundo ano que venho. É bacana competir e conhecer pessoas de outros países, de outras escolas." Ele ainda lembrou que o esporte "não é só uma questão de saúde, nos dá caráter e disciplina".
O professor dele, Luiz Renato Monteiro, seguiu a mesma linha e destacou o poder do esporte na formação dos alunos da escola. "Ajuda na disciplina e nos resultados dentro da sala de aula, pois é na preparação física e mental do esporte que eles superam os limites e conseguem ir bem nos estudos também."
O Sesc, por meio da subgerente da unidade de Canoas, Aline Vieira, aprovou a parceria que se dá desde o início da unidade, há 3 anos. Ela destacou que o vínculo entre as instituições acontece por uma afinidade de valores. "O Sesc e a Ulbra possuem isso em comum: a busca pela qualidade de vida, a saúde, o desenvolvimento de alunos e funcionários, todas essas iniciativas que buscam a valorização do ser humano", ressaltou Aline.
Visitantes agradecidos pela oportunidade
Os alunos argentinos e uruguaios se demonstraram à vontade nas instalações, tanto no campus como no espaço do Sesc. Todos participaram com muita desenvoltura e foram bem acolhidos pelos colegas brasileiros. O jovem Mauricio Seybold, do Instituto Concórdia Misiones, exaltou a postura dos competidores do Brasil: "é uma competição com pessoas amáveis, foi uma ótima experiência para nós".
Seu colega argentino, Baron Dalmau, também foi só elogios ao evento do qual já é veterano em participações. "É o quinto ano que venho e é uma emoção muito grande para todos nós. É ótimo poder estar aqui vivendo toda a organização, a festa do esporte, compartilhar boas experiências com jovens de outros países. Estamos muito agradecidos aos organizadores por podermos viver isso."
A professora dos jovens, Norma Oberman, reforçou a importância da experiência que, segundo ela, é linda. "Desfrutamos muito e, ao final de cada edição, já estamos ansiosos pela próxima. Muitos alunos querem participar, treinar, competir. Nossa escola participa há 14 anos e cada vez aumentamos mais a delegação, que iniciou pequena, apenas no vôlei, e agora já compete em mais esportes", comemorou ela.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
30
SETESPORTE Jogos internacionais escolares reúnem mais de 1500 atletas -
29
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Argentina é campeã 2023 dos jogos internacionais escolares -
28
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Tecnologia inédita marca os jogos internacionais da Ulbra -
28
SETJogos Internacionais Luteranos Rústica dos jogos da Ulbra é tradição nas competições
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema