Jornada Extraordinária
Odontologia realiza 2ª Jornada Acadêmica
Programação contou com palestras, cursos e atrações culturais
Durante os últimos dois dias, 25 e 26, o curso de Odontologia realizou a sua Jornada Acadêmica, que ocorre a cada dois anos. Nesta edição, a temática girou em torno da acessibilidade para pessoas com deficiência. Mas esse não foi o único assunto presente na programação do evento.
Com o nome de Jornada Extraordinária, em alusão ao filme Extraordinário, que conta a história de um garoto que nasceu com uma deformidade facial e passou por 27 cirurgias plásticas, o evento trouxe também cursos voltados ao marketing digital, odontologia para gestantes, cirurgia plástica periodontal e peri-plantar, entre outros.
Destaca-se a atenção especial que os organizadores deram às questões psicológicas voltadas aos profissionais da área da saúde. O Setembro Amarelo foi frequentemente citado em diversos eventos realizados pelos cursos da Universidade durante esse mês e com a Odontologia não foi diferente.
Foram mais de 250 inscritos na Jornada Acadêmica, 16 empresas patrocinadoras e apoiadoras. No total, 50 participantes contribuíram com projetos e pesquisas científicas. "Uma grande estrutura que começou a ser desenvolvida há 11 meses", frisou a professora Sabrina Moure.
Escolha de tema foi pertinente
A temática da Jornada foi o ponto mais mencionado pelos organizadores. Vitor Froes, acadêmico e presidente do evento, se disse feliz por ser escolhido para uma função tão importante na comissão, principalmente por "se tratar de um assunto que consideramos extraordinário, que é toda a vivência do atendimento a pessoas especiais". Ele chamou a atenção para a "zona de conforto que muitas vezes os profissionais permanecem, focados apenas na facilidade de realizar atendimentos simples".
O coordenador do curso, Adair Luiz Stefanello Busato, justificou a escolha do tema. A ideia, segundo o próprio, surgiu após ver cenas de pais que "demoravam um tempo incontável para conseguirem tirar seus filhos de dentro dos carros" para receberem atendimento odontológico. A professora Sabrina Moure, uma das organizadoras, foi além e lembrou que é necessário abordar o tema, visto que já são 45 milhões de brasileiros autodeclarados com algum tipo de deficiência.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras