Aula Magna
O Ensino Médio Politécnico na pauta da Aula Magna
Encontro falou da reforma, apontou problemas e soluções
O Ensino Médio Politécnico foi debatido na Aula Magna promovida por sete cursos de licenciatura da ULBRA, que foi realizada na noite de quarta-feira, 29.08, no auditório do prédio 11, no campus Canoas.
O debate teve a presença do vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do RS, Marco Sozo; da professora do Colégio Estadual Jussara Maria Polidoro, de Canoas, Luciane Velasques; e da professora da Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina, de Viamão, Cristina Feijó Ribeiro. O encontro foi mediado pela docente do curso de Pedagogia da ULBRA Canoas, Jaqueline de Menezes Rosa.
A proposta pedagógica para o ensino médio politécnico é proveniente de uma política do Governo Estadual elaborada em 2011 e que começou a vigorar nas escolas estaduais em 2012, que norteia a revisão do currículo do ensino médio. A iniciativa visa proporcionar atividades voltadas ao mundo do trabalho, à ciência e à cultura, bem como erradicar os índices de evasão escolar e reprovação. “Nesse debate, queremos analisar como o ensino médio politécnico está sendo operacionalizado nas escolas, o que fundamenta essa reforma e também as melhorias para o desempenho do aluno, bem como os demais indicadores que venham a qualificar o ensino médio. As melhorias visam também garantir aos estudantes a inserção no mercado de trabalho e a própria cidadania”, destacou a mediadora Jaqueline.
Para o membro do Conselho Estadual de Educação, a iniciativa do encontro, promovida pela Universidade, deve servir de modelo devido a importância do tema. “O novo ensino médio propõe a articulação das disciplinas em áreas do conhecimento, porém cada disciplina trabalha em tempos diferentes na escola. É preciso construir o conhecimento junto, na totalidade. O desafio é transformar o aluno em sujeito do processo”, enfatizouMarco, que ainda elogiou a iniciativa da ULBRA em debater um tema tão importante e urgente. Já a professora Luciane entende que o ensino médio politécnico vem trabalhar com a questão prática daquilo que é desenvolvido em sala de aula. “Há bastante tempo que falamos da questão interdisciplinar e a nova proposta educacional dá ênfase em pesquisa, aumenta o tempo de permanência dos estudantes na escola. Apesar de a nova prática estar vigorando há poucos meses, já pude notar na disciplina de seminário integrado que os estudantes trabalham com mais estímulo naquilo que eles possuem interesse”, salientou a educadora.
A Aula Magna, que foi promovida pelos cursos de Pedagogia, Letras, História, Geografia, Matemática, Artes Visuais e Química da ULBRA Canoas, teve a presença de todos os coordenadores.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024