Sustentabilidade na pauta
Tribos em Cena inicia sua 2ª edição no auditório da Ulbra
Projeto é uma iniciativa da CICS e Parceiros Voluntários
Nesta terça-feira, 25, alunos de 15 escolas de Canoas e Esteio se reuniram no auditório A do prédio 14 para a cerimônia de lançamento da 2ª edição do projeto socioambiental Tribos em Cena. Com patrocínio da Petrobrás e realização da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics) e da Parceiros Voluntários do município, a iniciativa visa desenvolver atividades sustentáveis com professores e alunos de escolas da região metropolitana.
Entre as atividades propostas pelo projeto, estão visitas a nascentes e rios, cooperativas, oficinas com brinquedos e artes ecológicas, atividades interdisciplinares de voluntariado e cidadania e oficinas de cinema, que culminam em documentários produzidos pelos jovens participantes.
A Ulbra, segundo a coordenadora executiva do Tribos em Cena, Jeane Kich, "é uma parceira institucional em todo o projeto. São vários momentos, durante o curso, que a Universidade nos apoia. Realizamos a abertura e diversas oficinas no campus. É fundamental contar com a Instituição".
A coordenadora de Extensão da Ulbra, Dalva Santana, destacou a importância que a Universidade dá para o projeto. "Trabalhamos com inovação e transformação social. Os alunos são os protagonistas das questões sociais e das temáticas que vão nos representar no futuro. É um orgulho para nós estarmos participando."
Professores e alunos aprovam a iniciativa
Olhando para a grande movimentação e o número de presentes, não é difícil notar que o projeto é um sucesso entre os jovens e seus professores. Marcel Silveira, professor de Geografia na escola Erna Wurth, aprovou a experiência. "Tem sido bem bacana. Os alunos estão mostrando dedicação e nós sempre tivemos esse interesse na questão da sustentabilidade, do ambientalismo, de conhecer novos horizontes. É uma experiência gratificante, algo que eu não tive na minha infância e que será único na vida deles."
Bruna Luísa, aluna do 7º ano e representante da sua turma na escola, fez coro ao seu professor e disse que, devido a essa experiência inovadora, ela e seus colegas se sentem o futuro da humanidade. Segundo ela, tudo isso só é possível graças ao "apoio que tanto os professores como a diretora estão nos dando. Isso foi muito importante pra nós".
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema