24ª edição
Jogos Internacionais Luteranos movimentam o campus da Ulbra em Canoas
Modalidades como vôlei e futsal tiveram suas primeiras partidas
Os 24º Jogos Internacionais Luteranos e 15º Jogos Internacionais Luteranos Mirins começaram nesta terça-feira, 25. Em meio aos gritos das torcidas, as equipes de vôlei e futsal realizaram suas primeiras partidas. Os jogos aconteceram nas quadras dos prédios 40 e 55 da Ulbra Canoas.
Promovido pela Rede de Escolas da Ulbra, os Jogos Luteranos têm como objetivo promover o intercâmbio esportivo entre as escolas participantes e incentivar a prática de esportes. Nesta edição, quase 30 escolas do estado, do Uruguai e da Argentina estão participando dos Jogos em diferentes modalidades. O vôlei feminino juvenil conta com dois chaveamentos neste ano, a chave A com três equipes e a chave B com quatro, já o futsal masculino juvenil está com cinco chaves com quatro times cada. A final e a disputa do terceiro lugar acontecem na sexta-feira, 28, para ambas as modalidades.
A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) está participando deste evento pela primeira vez. Para a professora e treinadora do time de vôlei da Instituição, Samanta Neumann, participar de competições como essa agrega muita experiência para as atletas. "O nível entre as equipes está bem parelho, os professores estão conseguindo colocar todas as jogadoras em quadra. Nossa equipe está preparada para buscar as medalhas", conta.
O professor e treinador dos times de futsal masculino juvenil e mirim e do handebol feminino do Colégio Luterano Arthur Konrath, Fabrício Steffens, já está na terceira participação nos Jogos. Em 2016, conquistou o terceiro lugar com o time de futsal juvenil e em 2017 com o futsal mirim. "Já tivemos ótimas participações nos Jogos. Os alunos têm uma emoção diferente, tudo é bem diferente do que eles estão acostumados a vivenciar nas escolas no dia a dia", relata. O docente conta que, por se tratar de um campeonato internacional, há uma motivação maior entre os atletas. "A expectativa para esse ano são as melhores possíveis, até porque eu gosto de vir e os alunos também", finaliza.
Participação dos alunos
As atletas do time de vôlei do Colégio Sinodal, Martina Rost e Maria Fernanda Flesh, estão participando pela primeira vez do Jogos Luteranos. "Está sendo uma experiência ótima", afirma Martina. Já Maria vê nos Jogos uma forma de interação com as outras escolas. "É uma boa oportunidade para conhecermos pessoas e fazer novas amizades, além, é claro, de jogar, que é o que gostamos", explica.
Já o atleta do Colégio Ulbra Cristo Redentor, Vinícius Garcia, está participando pela terceira vez com o time de futsal da escola. "Cada vez é uma experiência nova, gosto bastante de estar presente nos Jogos Luteranos", declara. Para o estudante da Escola Marechal Rondon, Pedro Brum, o evento é muito bom e bem organizado. "É lindo ver todas as pessoas assistindo as partidas e torcendo. Pretendo continuar praticando esportes e quem sabe seguir carreira no futsal", conta.
A programação dos Jogos segue até esta sexta-feira, 28, no Complexo Esportivo da Ulbra. Confira a programação completa aqui.
Karoline Milbradt
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
30
SETESPORTE Jogos internacionais escolares reúnem mais de 1500 atletas -
29
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Argentina é campeã 2023 dos jogos internacionais escolares -
28
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Tecnologia inédita marca os jogos internacionais da Ulbra -
28
SETJogos Internacionais Luteranos Rústica dos jogos da Ulbra é tradição nas competições
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema